O plano de governo de acordo com Abílio, foi escrito observando os anseios da população Cuiabana
Jovem, eleito vereador em 2016 com 2.623 votos, Fiscalizador. Com esse perfil, Abílio Jacques Brunini Moumer (Pode) chega como a nova safra da política buscando a cadeira de prefeito, ao lado de seu vice, Felipe Wellaton (Cidadania). Oposicionista declarado ao atual prefeito de Cuiabá, Abílio atuou fiscalizando as ações do gestor municipal. Uma de suas investigações resultou na operação Sangria, desencadeada pela Polícia Civil em março do ano passado, envolvendo um esquema de monopolização da saúde.
À frente da coligação “Cuiabá para pessoas”, que conta com três partidos, Pode, Cidadania e PSC, o vereador diz querer realizar uma verdadeira mudança na Prefeitura de Cuiabá e decidir sobre os rumos que o município deve tomar para o desenvolvimento social, econômico e ambiental pós pandemia de covid-19.
Em um plano de governo de 41 páginas, Abílio explica que no primeiro ano de governo irá focar nos problemas emergenciais e estruturantes da capital, bem como instituir programas que promovam a melhoria das Políticas Públicas a serem oferecidas à sociedade.
Segundo o documento, as plano foi desenvolvido observando os anseios da população cuiabana, com destaque para melhorias na Saúde, Educação, Segurança e Gestão Eficiente: mais serviços e menos burocracia. O plano também elenca as dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona urbana e rural.
As propostas de campanha foram divididas em 19 eixos abordando os mais variados assuntos.
Confira abaixo algumas das propostas de Abílio caso seja eleito prefeito de Cuiabá.
– SERVIDOR PÚBLICO
Em relação aos servidores públicos, Abílio promete maior fiscalização e também redução de até 40% das Secretarias. O candidato irá realizar o monitoramento e metas dos servidores. Em seu planejamento também está a redução dos chamados cargos comissionados, além de realizar um mapeamento dos serviços públicos com potencial para serem digitalizados e oferecidos pela internet. Abílio também promete reestruturar e otimizar a função fiscalizadora da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).
– ECONOMIA
Um dos grandes problemas na economia, segundo Abílio, é falta de transparência no gasto com o dinheiro público e, portanto, ele pretende criar um portal de compras municipais na plataforma de marketplace, automatizando o processo de licitação e compras governamentais com 100% de transparência em tempo real.
Abílio quer diminuir as locações dos veículos públicos, migrando para viagem por aplicativos (apps) e prevê a gratuidade de taxas na abertura da primeira empresa.
Outra proposta é a redução, de pelo menos à metade, da proporção de homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivem na pobreza e também a criação do Cartão “Gestão Escolar” para os diretores e gestores, promovendo maior transparência, economia e menos burocracia.
– EDUCAÇÃO
Entre as várias propostas para Educação sugeridas no plano de governo de Abílio Brunini, estão a premiação das melhores escolas com reconhecimento e meritocracia baseado em indicadores do Ideb. Ele também afirma que buscará aumentar a oferta de vagas nas creches e melhorar a infraestrutura das escolas municipais. Em seu projeto, as escolas deverão se tornar centros de referência para ações da comunidade.
Nas ações apresentadas como complementares para a Educação, estão aulas de teatro, música e feiras de ciências, alimentação criativa e saudável e programas de incentivo para formação de campeões em diversas categorias e idades, integrando a cultura e o esporte à Educação.
Será desenvolvido um calendário anual de competições interescolares, com contagem de pontos nos mais variados esportes. Já na educação inclusiva, Abílio quer garantir tecnologia assistiva e acessível para professores e alunos PCD’s.
O plano também conta com a criação de um programa de merenda escolar adequada às necessidades de alimentação diferenciada para alunos com necessidades específicas em escolas, além de capacitar professores de Educação Física e disponibilizar às pessoas com deficiência material acessível para a sua prática.
– SAÚDE
Na Saúde, o candidato quer reduzir o tempo de espera nos atendimentos, facilidade no agendamento, parcerias com as redes privadas para exames laboratoriais e serviços de alta complexidade.
Na atenção primária, Abílio quer criar a residência médica em Saúde da Família com o MEC e Ministério da Saúde e explorar melhor as unidades primárias para pronto atendimento de classificação verde em todo o horário de funcionamento.
Abílio quer transformar a capital mato-grossense em referência no tratamento de câncer, de más formações genéticas e no tratamento a diabetes e hipertensão. Para os pacientes PCDs o candidato quer criar um Órgão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência na Secretaria de Saúde: planejando, coordenando, e executando as políticas de atenção à Saúde, habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência no Município.
O candidato também afirma que, sendo eleito, buscará parceria com o governo do Estado para criar um banco de dados para crianças que nascem com deficiência na SES, além de criar programa de acompanhamento neonatal diferenciado voltado às gestantes que têm diagnóstico de nascimento de bebês com alguma deficiência.
– SEGURANÇA PÚBLICA
Na área de segurança pública, Abílio quer instalar novos radares de baixo custo em locais estratégicos de rotas de fuga, com objetivo de criar e aumentar a cerca virtual da Prefeitura e oferecer esses dados em tempo real para a PM.
Instalar e interligar por meio de tecnologia os equipamentos públicos da Prefeitura (carros, semáforos, radares, etc), criando cercas virtuais para auxiliar a PM no combate a roubo de veículos em Cuiabá.
Além disso, Abílio pretende aumentar as ações em parceria com a Polícia Militar, compartilhar informações com o Ciosp, fazer um convênio com o Corpo de Bombeiros para formação de brigadistas para o combate a queimadas urbanas e também reavaliar os custos do contrato com a Polícia Militar, para aumentar a gratificação por hora trabalhada.
– MOBILIDADE URBANA
No quesito mobilidade urbana, Abílio promete criar ciclovias, abrir concorrência para transportes alternativos, reavaliar a licitação do transporte público, que atualmente está há 30 anos operando na cidade. Abílio quer contratar equipe de engenheiros de tráfego para buscar soluções de trânsito.
Uma das novidades é a criação de um bilhete único para ser usado no transporte coletivo que será pago mensalmente ou semanal, e usar à vontade durante o período pago.
Pensando no público PCD, o candidato quer garantir acessibilidade universal nos transportes públicos, de aplicativo de passageiros, etc. – desde o embarque e desembarque e ponto de ônibus e também garantir renovação da frota do programa “BUSCAR”, com aumento de, no mínimo, 20 vans no atendimento (todas com ar condicionado).
Confira todas as propostas do candidato Abílio, clicando aqui.
Com informações do Estadão de Mato Grosso