Principal meio de locomoção para milhares de cuiabanos e também varzea-grandenses que se deslocam até a Capital para trabalhar e realizar suas atividades diárias, o transporte coletivo público é outro ponto importante abordado entre os planos de governo dos candidatos que almejam chegar à prefeitura.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), atualmente, Cuiabá conta com 352 ônibus que atendem diariamente cerca de 180 mil passageiros. O valor da tarifa saltou de R$ 4,10 para R$ 4,95 em 2022, o que desagradou muitos cuiabanos na época. Com este valor, a Capital figura em 6º lugar no ranking das 10 brasileiras com as passagens de ônibus mais caras do país, segundo levantamento realizado em 2023 pelo G1 e Valor Econômico.
Para além do custo, as reclamações recorrentes entre os usuários dos coletivos também apontam para atrasos e redução da frota em algumas linhas, ausência de ar-condicionado nos veículos e a superlotação, algo citado com frequência nos planos de governo de todos os postulantes à prefeitura, que prometem mudar essa realidade.
Confira as propostas dos candidatos:
Eduardo Botelho
Defensor do modal BRT, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) e candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) pretende fazer investimento tanto no transporte público, quanto na infraestrutura viária, para facilitar o acesso aos novos distritos industriais.
Em seu plano, Botelho cita a implementação de sistemas de transporte público sustentáveis com ônibus elétricos para reduzir a emissão de poluentes. Além disso, pretende implantar novos corredores para o BRT:
• BRT Av. Dante de Oliveira do Terminal do CPA 3 ao Centro;
• BRT Av. das Torres do Pedra 90 à Av. Dante de Oliveira;
• Aquisição de frota para uso compartilhado com os corredores do BRT.
Domingos Kennedy
Candidato do MDB, o empresário Domingos Kennedy promete implantar o Plano Diretor de Mobilidade e expandir a capacidade de atendimento do “Projeto Buscar” – Sistema de transporte público do município destinado especificamente para Pessoa Com Deficiência (PCD) e com alto grau de dependência de mobilidade; pessoas que precisam se deslocar para tratamento médico; estudos; trabalho e também para momentos de lazer.
Kennedy foca em assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência e estuda a viabilidade de ampliar as faixas exclusivas de ônibus, como consta em seu plano, além da implantação de um sistema de cobrança da integração do Transporte Público Intermunicipal com o Transporte Público Municipal.
Lúdio Cabral
O candidato Lúdio Cabral (PT) reitera em seu plano de governo o foco pela passagem do BRT ao valor de R$ 1 e promete ainda mudar a forma de cálculo da tarifa do transporte coletivo.
Além disso, o petista também propõe reorganizar o sistema das linhas do transporte coletivo; ampliar a frota de ônibus e substituir os movidos a óleo diesel por veículos elétricos com ar-condicionado; implantar novos terminais e ampliar o número de estações de ônibus cobertas e climatizadas; adotar modelo de “teto verde” para estações e pontos de ônibus, e ampliar o horário do funcionamento do transporte coletivo com a implantação de corujões nas linhas de ônibus.
Chama atenção que Cabral pontua buscar medidas para garantir passe-livre no transporte público para os usuários e acompanhantes em tratamento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Abilio Brunini
Já o candidato Abilio Brunini (PL) promete uma ‘revolução’ no transporte público a começar pela revisão da forma de cálculo da tarifa, pagando as empresas por km rodado, ao invés do número de passageiros por veículo.
Brunini, assim como os demais candidatos, propõe uma renovação da frota de ônibus, com veículos elétricos ou híbridos; a reorganização das linhas de ônibus; implantação de linhas de micro-ônibus em áreas de difícil acesso; novos terminais e estações, ampliação das linhas do BRT.
Dentre as novidades, o liberal aposta em programas de tarifa social para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e baixa renda, além de garantir a gratuidade para acompanhantes de pessoas com deficiência e um público bem específico: presidentes de bairro. Segundo ele, isso “facilitará a mobilidade para buscar ações para o seu bairro e presença em eventos e reuniões importantes”.
Outra proposta que chama atenção é um “Botão do Pânico” nos ônibus e terminais e a criação de um bilhete único denominado “Cuiabá Pass”. A ideia consiste em pagar uma vez por mês e usar à vontade, bem como tendo também opções semanais e diárias. Empresas poderão aderir a planos por assinaturas e, com isso, reduzir os custos na empresa, garantindo a mesma mobilidade para seus colaboradores.
Fonte: Leiagora