Começa o período das convenções que definirão os candidatos às eleições

Fonte:

Inicia nesta segunda-feira (31) o período de convenções partidárias para as eleições municipais de 2020, que será realizada concomitantemente com a eleição suplementar ao Senado. As direções municipais dos partidos terão até o dia 16 de setembro para escolher os seus candidatos a prefeito, vereador e coligações nos 141 municípios. Já as direções estaduais também terão que realizar suas convenções para decidir se disputarão a eleição do Senado ou se apoiam outras candidaturas.

No entanto, a maioria dos partidos deixará as suas convenções para os últimos dias do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Isso porque muitos ainda não definiram se terão candidaturas próprias ou quem apoiar, além de esperarem as movimentações dos seus adversários.

Um exemplo é na Capital, onde o MDB do prefeito Emanuel Pinheiro e o DEM do governador Mauro Mendes aguardam um ao outro para anunciar seus candidatos e a data da convenção. O primeiro partido a realizar sua convenção é o Patriotas, que anunciará a candidatura da tenente-coronel Rúbia Fernanda para o Senado hoje.

A chapa será pura e terá o ex-deputado federal e presidente estadual da legenda, Victório Galli como suplente. O evento ocorrerá no modelo drive-in, atendendo às normas de segurança e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Já a convenção municipal do Patriotas em Cuiabá será no dia 10 de setembro.

O partido deverá lançar o ex-prefeito Roberto França para disputar o Palácio Alencastro. O PSDB marcou sua convenção municipal em Cuiabá para o dia 15 de setembro.

O partido na Capital está dividido, já que a direção estadual quer uma candidatura própria e a direção municipal prefere apoiar a reeleição de Emanuel Pinheiro. Já o DEM tem marcado apenas a convenção estadual, que definirá sobre a disputa ao Senado.

O grupo do governador prefere que o partido não anuncie apoio a ninguém e que libere os seus filiados para apoiarem quem quiser. Já o grupo do senador Jayme Campos quer que o partido apoie Nilson Leitão (PSDB) com Júlio Campos (DEM) de 1º suplente.

Os demais partidos devem anunciar as suas convenções municipais e estadual nos próximos dias. Neste ano, os partidos poderão realizar suas convenções de maneira virtual, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As legendas que optarem pelo evento virtual, devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas, como as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata e registro de dados.

Fonte: O Bom da Notícia