Circula nas redes sociais um comunicado atribuído ao Comando Vermelho (CV) proibindo os membros da organização criminosa de manter relacionamentos com as ex-mulheres de faccionados. Segundo eles, o descumprimento da medida publicada na quarta-feira (23) pode acarretar em um “salve”.
Os “salves” são sessões de espancamento, geralmente ordenadas pelos “disciplina” dos bairros sob o comando do CV.
“A partir desta data será relembrado que é proibido ex-mulher de irmão ou de companheiro criminoso se envolver com outros irmãos e companheiros criminosos. Para quem descumprir será cobrado em óbito tanto para irmãos quanto para mulheres”, diz trecho do informativo.
De acordo com a postagem, o relacionamento entre membros da facção com ex-companheiras dos filiados fere a ideologia do crime. “É proibido esses relacionamentos na nossa ideologia do crime. Não será admissível mais isso. Para quem descumprir será cobrado em óbito tanto para irmãos quanto para mulheres”, afirma um dos membros.
Comando do tráfico de drogas
A facção criminosa, que tem origem no Rio de Janeiro, domina o tráfico de drogas no Estado de Mato Grosso.
No mês de novembro de 2020, a facção também teria emitido um comunicado exigindo o cadastro de todos os criminosos do Estado à facção criminosa. Já em outubro outro suposto comunicado do CV-MT proibiu o tráfico de drogas sem autorização na Lagoa Trevisan, uma região de chácaras muito frequentada por jovens e com intensa venda e consumo de substâncias ilícitas.
Na ocasião, a Polícia Judiciária Civil (PJC) informou que investigava o caso.
Fonte: Hipernotícias