O sistema de saúde em Barra do Garças (518 km de Cuiabá) está em colapso e não há vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto Socorro Milton Pessoa Morbec. Por conta disso, os pacientes que necessitam de um leito são transferidos pela Central de Regulação para outras cidades.
O secretário de Saúde do Município, Adilson Tavares, explicou ao Olhar Direto que Barra do Garças possui oito leitos de UTI pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Nos últimos três dias, foram oito voos de transferência.
“Nos últimos tivemos oito voos pelo SUS. Vem UTI área buscar o paciente e leva para onde tem vaga”, disse. As cidades que mais recebem os doentes são Cuiabá e Várzea Grande. Mas o titular da Pasta pontua que em alguns casos eles são enviados para Primavera do Leste e até Água Boa. Tudo depende de onde há disponibilidade.
De acordo com boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado nesta quarta-feira (14), Barra do Garças tem 9.043 casos da doença, sendo 8.041 recuperados. São 688 casos ativos, 637 em isolamento e 51 internados. O Município registrou 314 óbitos, sendo 28 indígenas.
Há também 25 pacientes de Barra do Garças internados em enfermarias e 13 em UTIs, entre o hospital público e particular.
Fonte: Olhar Direto