Com poucas doses, prefeitura restringe vacinas em Cuiabá; idosos estão fora

Fonte:

Ainda que a diretriz do Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, afirme que as vacinas contra o novo coronavírus devem imunizar seis grupos de risco [profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais e que moram em asilos e população indígena em aldeias], em Cuiabá as doses escassas fizeram com que a Prefeitura traçasse outro plano.

Por ora, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que na capital serão vacinados apenas os profissionais da saúde que atuam na linha frente da covid-19 que, ao todo, somam 21 mil pessoas. Ou seja, trabalhadores da saúde que não atuam em unidades que recebem infectados pela covid não receberão as vacinas.

A capital recebeu do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, 17.184 doses, o que é capaz de imunizar 8.592 pessoas, já que a vacina precisa ser aplicada em duas doses, com intervalo de 14 a 28 dias. A cidade posssui 612.547 habitantes e existem 200 idosos que moram em asilos ou abrigos.

A quantidade, segundo o prefeito, é ínfima, uma vez que a expectativa era receber 190 mil doses. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18), ele reclamou da quantidade de doses enviadas pelo Governo Federal.

“Ninguém sabe como o Ministério da Saúde vai disponibilizar as doses de vacina. A segunda fase e terceira fase estão montadas. Se houver 50 mil vacinas na próxima etapa, iremos utilizar os polos regionais e as unidades básicas de saúde, mas se continuar vindo esse número de vacinas a conta gotas, utilizaremos o polo central no Centro de Eventos”, alfinetou.

Na teoria, a campanha de vacinação é dividida em quatro fases, de acordo com o Governo do Estado, no entanto, pela baixa quantidade de imunizantes enviados, é possível que as fases sejam alteradas, assim como acontece atualmente. Confira AQUI as fases e os grupos prioritários.

A vacina utilizada para a imunização em Cuiabá é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O local de vacinação, neste primeiro momento, será no Centro de Eventos do Pantanal.

Início da campanha

Começou em Cuiabá nesta quarta-feira (20) a vacinação, quando sete servidores da área da saúde pública foram vacinados. O prefeito afirmou que ao longo do dia cerca de 100 trabalhadores da linha de frente da covid-19, que atuam em hospitais públicos e privados, serão vacinados.

Emanuel reforçou que, por enquanto, por conta do reduzido número de doses enviadas, serão vacinados apenas trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19.

Fonte: PNB Online