O cacique Raoni Metuktire, líder indígena da etnia kayapó, pediu nesta terça-feira feira (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aprove a construção da ferrovia Ferrogrão.
Em evento na ilha do Combú, em Belém (PA), com a presença do petista e do presidente da França, Emmanuel Macron, Raoni foi condecorado pelo país europeu e cobrou o fim do garimpo e do desmatamento ilegais.
“Presidente Lula, me escuta. Eu subi com você na rampa e eu quero pedir que vocês não aprovem o projeto de construção de ferrovia Sinop, mais conhecida como Ferrogrão. Eu sempre defendi que não pode ter d…desmatamento, não consigo aceitar garimpo, então, presidente, eu quero pedir novamente para que você trabalhe para que não haja mais desmatamento”, declarou.
No início de março, os ministérios dos Povos Indígenas e dos Transportes chegaram a uma definição sobre quantos povos indígenas devem ser consultados para a atualização dos estudos de implementação da Ferrogrão, estrada de ferro que pretende ligar as cidades de Sinop (MT) e Miritituba (PA), para escoamento de grãos em portos na região Norte.
Os órgãos acordaram que populações de 16 terras indígenas potencialmente impactadas pela ferrovia deverão ser consultadas, respeitando as especificidades, particularidades e diversidade dos protocolos de consulta de cada povo.
Fonte: Midianews