Remodelado pela gestão Emanuel Pinheiro, o projeto de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores, estabelece a execução de uma completa modernização da via. Entre os serviços que fazem parte desse processo, já em andamento, está a substituição de todo sistema de iluminação, que passará a ser composto por lâmpadas do tipo LED.
A colocação dos novos equipamentos será efetuada ao longo de mais de dois quilômetros de e é mais uma medida adotada pela Prefeitura Cuiabá visando garantir toda qualidade necessária à obra. As lâmpadas de LED são consideradas ambientalmente sustentáveis, também possuem maior eficiência no funcionamento, além de mais econômicas, já que possuem durabilidade superior às incandescentes.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação nessa que é uma das mais movimentadas avenidas da Capital. Essa foi a missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Uma obra que vai beneficiar motoristas, pedestres e comerciantes de toda região. Estamos avançando seguindo nosso cronograma e planejamento, garantindo qualidade no trabalho”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
A duplicação abrange um trecho situado entre o Residencial Santa Inês e o fim da avenida, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. Seguindo o planejamento coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a obra já alcançou mais de um quilômetro de pavimentação. Além disso, o levantamento do muro de gabião no córrego que passa pela via foi concluído, assegurando a estabilidade para o solo do local.
Somada a duplicação, também está em andamento a obra de implantação de uma ciclovia na avenida. O trabalho está em andamento desde do início do mês de setembro e atenderá um percurso de quatro quilômetros. Também está sendo executada a construção de mais de 600 vagas de estacionamento. A previsão é de que até março de 2022, as estruturas estejam liberadas para uso da população.
A obra de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores, foi encontrada paralisada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2017. Durante um longo período, o gestor precisou fazer um grande trabalho de articulação para garantir o recurso, a realização de uma nova licitação e as adequações necessárias no projeto básico.