Com 919 mortes, MT tem queda de homicídios em 2023; veja números

Fonte:

Mato Grosso registrou 919 casos de homicídios dolosos ao longo do ano de 2023. O número representa uma queda de 1% nos casos de mortes intencionais, comparado ao período de 2022, no qual foram registrados 923 homicídios.

Os dados foram divulgados por meio do Painel de Estatísticas Criminais da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT). O levantamento foi realizado com base nas ocorrências policiais registradas em 15 regiões do Estado.

Dentre os locais analisados, a região de Sinop, lidera o ranking com 142 ocorrências ao longo daquele ano.

A região corresponde as cidades de Sinop, Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, Cláudia, Ipiranga do Norte, Vera e Sorriso, conhecido como o município mais violento de Mato Grosso.

Com 94 casos, Nova Mutum ocupa o segundo lugar no índice de homicídio. Logo atrás está a Região de Várzea Grande, com 86 casos.

índice de homicídios

Dentre os crimes de grande repercussão está o homicídio cometido em fevereiro de 2023. Conhecido como “Chacina de Sinop”, o caso ganhou atenção nacional após um jogo de sinuca resultar em 7 assassinatos em um bar do município. Dentre as vítimas estavam 6 homens adultos e uma adolescente de 12 anos.

Os dados também apontam que houve no estado 15 casos de latrocínio, que consiste no roubo seguido de morte. Em comparação ao ano de 2022, a natureza destes crimes apresentaram uma queda de 51%.

Crimes contra mulheres 

Dentre os casos de mortes violentas registradas em 2023, o número de homicídios contra mulheres totalizaram 57 registros ao longo do ano.

Já nos casos de feminicídio, o número de mortes chega a 46.

De acordo com o levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o  número  de feminicidios registrados em Mato Grosso é o maior do país.

Fonte: Midianews