Com 35 profissionais afastados devido à Covid-19 e com sintomas gripais, a Policlínica do Coxipó, em Cuiabá, funciona na noite desta quarta-feira (19), com apenas um médico. Os atendimentos de casos graves foram priorizados na unidade.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi informado que 35 profissionais de saúde que atuam na unidade estão afastados.
Um paciente da policlínica entrou em contato com o g1, o consultor empresarial Alisson Almeida Figueiredo, de 24 anos, morador do Parque Geórgia. Ele informou que ficou mais de 2 horas aguardando atendimento no setor de triagem da unidade. No entanto, a equipe de enfermagem não teria garantido que haveria atendimento médico.
Ele está com Covid-19, foi diagnosticado na última sexta-feira (14), em um posto de saúde. No local, Alisson foi orientado a ir em uma UPA ou policlínica em caso de agravamento de sintomas.
O consultor disse que sua pressão arterial mediu 19 por 11, sendo classificado como atendimento de urgência com a cor amarela. Ele conta que foi orientado pelos poucos profissionais que atuam na policlínica a buscar outra unidade para atendimento.
“E quem não tem condições de procurar outra unidade? vai pra casa e morre em casa?”, questionou.
Alisson disse que usa o transporte coletivo e quer evitar ficar andando para não transmitir Covid aos outros passageiros.
Fonte: G1 MT