O Governo de Mato Grosso adquiriu 15 mil câmeras entre OCR / LPR, Bullet e Speed Dome, além de caixas herméticas, switches, nobreaks e software na nuvem, por meio do programa Vigia Mais MT. O objetivo é fornecer todos os equipamentos necessários para os municípios, associações, sindicatos, conselhos comunitários e consórcios municipais que aderirem ao projeto.
A ação será feita por meio de cooperação técnica firmada entre o Estado, entes públicos e privados. Caberá a cada cooperado, no entanto, custear a instalação e a manutenção dos dispositivos, conforme recomendação dos fabricantes e normas técnicas, dentre elas a ABNT, informações essas estabelecidas no edital, assim como o fornecimento da rede elétrica e internet para o perfeito funcionamento da solução.
O diretor da Ausec, empresa que implantou e que hoje mantém o funcionando de todo o sistema de monitoramento urbano de Cuiabá, Várzea Grande e região de fronteira para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT), Wagner Figueiredo, conta que essa ação proporcionará um aumento significativo dos pontos de monitoramento à serviço das forças policiais, trazendo maior sensação de segurança para a sociedade mato-grossense.
“Muitas associações e entidades que não teriam condições de colocar um projeto como esse para funcionar, agora podem torná-lo realidade”, enfatiza Figueiredo. A empresa Ausec tem 20 anos de atuação com know-how na implantação de diversos projetos similares ao Vigia Mais MT, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade e exigências técnicas dos maiores fabricantes mundiais.
“Somos referência em tecnologia de segurança, por isso, sabemos da importância de se pensar em todos os detalhes durante e após a instalação”, pontua Wagner. As instalações feitas pela empresa têm garantia de 12 meses e podem incluir o fornecimento de energia, link de comunicação, manutenção preventiva e corretiva.
O assessor técnico do Ciosp, Leandro Alves, explica como as câmeras vão ajudar a conter crimes. “Devem ser instaladas somente em logradouros públicos. O objetivo é conseguir dar agilidade nas soluções dos crimes”, pontua Alves. O programa Vigia Mais MT tem por finalidade ampliar o sistema de monitoramento para locais públicos ou privados e auxiliar no planejamento da ação policial.
Os dados obtidos serão transmitidos através de uma conexão segura pela internet para os órgãos de segurança do interior, capital e região metropolitana. Todas as câmeras vão para o software em nuvem, que realiza o gerenciamento e o armazenamento.
“Para chegar no quantitativo do equipamento, foi analisado em cada município a renda per capita, quantidade de habitantes, ocorrências de homicídios, roubo e furto”, explica Leandro Alves, do Ciosp.
Os interessados em aderir ao Programa Vigia Mais MT, podem obter todas as informações necessárias no endereço eletrônico https://www.sesp.mt.gov.br/vigia-mais-mt.
Fonte: Repórter MT