O calendário do futebol mato-grossense foi definido no Conselho Técnico realizado, nesta quinta-feira (14) na sede da FMF. Durante o encontro, os clubes decidiram os detalhes do estadual e também votaram pela não realização da Copa FMF em 2025. Apenas o Cuiabá votou contra a extinção da competição estadual.
A partir da próxima temporada todas as vagas em competições nacionais fossem destinadas ao Mato-grossense. A princípio, o planejamento da FMF é utilizar o segundo semestre do ano para organizar a segunda divisão estadual e competições de base.
A fórmula de disputa do Mato-grossense segue a mesma. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal. Enquanto isso, os posicionados entre a terceira e sexta colocações duelam nas quartas de final.
O sétimo e o oitavo são eliminados, já os dois últimos caem para a segunda divisão. O Mato-grossense valerá três vagas na Copa do Brasil, duas na Copa Verde e outras duas na Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão e o vice se garantem na Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O terceiro colocado carimba um lugar na Copa do Brasil. Caso o Cuiabá chegue na final, o terceiro também irá disputar a Série D em 2026.
Quando começa o Mato-grossense 2025?
A principal competição do futebol em Mato Grosso vai iniciar no dia 11 de janeiro. A partida de abertura será entre os atuais campeões das duas divisões estaduais: Cuiabá e Cáceres. (PNB)