O juiz da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, Francisco Ney Gaíva, indeferiu um pedido de reabertura da clínica cirúrgica do Centro de Medicina Aires, localizado no bairro Jardim Cuiabá, na Capital. A clínica foi fechada após uma fiscalização da Vigilância Sanitária em abril deste ano.
O proprietário da clínica, Anedson Aires Luiz da Silva, alegou que uma das irregularidades apontadas estava relacionada à reforma em andamento no local. No entanto, ele destacou que as obras aprovadas ainda não foram concluídas. Apesar disso, o juiz considerou outros fatores apontados na vistoria e negou o pedido da clínica.
Segundo Anedson, a clínica atua há 13 anos na área de atividade médica ambulatorial, com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos, especialmente implantes capilares. Ele afirmou que apresentou um projeto arquitetônico de reforma em 2022, que foi aprovado. No entanto, durante a fiscalização, foram identificadas desconformidades na esterilização e desinfecção de produtos, utilização de plasma rico em plaquetas e irregularidades na estrutura física do centro cirúrgico.
O juiz destacou que a suspensão das atividades não se deu apenas em relação à questão da reforma, mas também devido a outras irregularidades que colocam em risco a saúde dos pacientes. Ele ressaltou que não foi demonstrada nenhuma ilegalidade na suspensão e que as desconformidades no estabelecimento podem causar danos à saúde dos clientes.
Diante disso, o pedido de liminar para a reabertura do centro cirúrgico foi indeferido pelo juiz, que ressaltou a importância de garantir a segurança e a saúde dos pacientes.
Fonte: Folha do Estado