Mato Grosso tem cinco casos suspeitos de sarampo em investigação, de acordo com a Vigilância Sanitária. Até o momento, não há casos da doença registrados o Estado e outros 45 que estavam sob suspeita já foram descartados. Os casos investigados estão nos municípios de Cáceres (1), Cuiabá (2), Sinop (1) e Querência (1).
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, destaca que o Estado adotou a estratégia “dose zero” para prevenir a reintrodução da doença.
“Não há casos confirmados de sarampo em Mato Grosso, mas estamos reforçando as medidas de prevenção. Nesta semana, ampliamos a ‘dose zero’ para os 142 municípios do estado, sendo que essa estratégia é voltada especificamente para bebês de 6 a 11 meses. As doses de rotina devem ser mantidas, essa é apenas uma proteção antecipada e adicional. Adultos também precisam atualizar o cartão vacinal, caso necessário”, explicou.
A gestora ainda esclareceu que o último caso confirmado de sarampo em Mato Grosso ocorreu em 2020, no município de Lucas do Rio Verde.
“Foi um caso isolado e, desde então, não houve mais casos confirmados da doença. O sarampo é altamente contagioso e a SES trabalha fortemente na prevenção, por meio da vacinação, para evitar que novos casos apareçam”, concluiu. (PNB)