Cidade de MT volta a enfrentar surto de Covid; 2 vereadores estão infectados

Fonte:

O município de Poconé (100 KM de Cuiabá) passa por mais um surto do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com informações de um boletim epidemiológico, 114 novos casos de pessoas que contraíram o vírus foram registrados entre quarta e quinta-feira desta semana.

Entre as pessoas que contraíram o Covid-19 em Poconé, estão o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Fernandes (MDB), e o vereador Luís Eduardo, o “Dudu Carrapato” (PSDB). Ambos não apresentam sintomas do vírus (assintomáticos) e encontram-se em isolamento domiciliar.

A prefeitura de Poconé emitiu uma nota admitindo preocupação com o novo surto, lembrando que há pouco mais de um mês o número de infectados pelo Covid-19 era “zero”.

“A Prefeitura Municipal de Poconé por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início hoje aos comunicados e avisos à população, para um possível novo pico de contaminação em todo o âmbito municipal, tendo em vista o fluxo de pessoas que vem buscando os órgãos municipais de saúde para realização do teste. A preocupação da administração vem por conta de que a cerca de 32 dias atrás, o município se encontrava com os casos de contaminados pela Covid-19 zerados”, diz a nota.

A prefeitura informou ainda que a partir da próxima segunda-feira (27) “um médico ficará de plantão das 07h às 13h, atendendo os casos sintomáticos respiratórios de segunda a quinta no posto de saúde central no bairro Cruz Preta”.

Um áudio de um servidor da área da saúde em Poconé confirma a preocupação de novos casos de Covid-19. Ele afirma, inclusive, que “90%” dos funcionários do Sesc Pantanal se infectaram com o vírus após uma festa de formatura ocorrida no último final de semana.

Dados da secretaria municipal de saúde apontam que 93% da população da cidade (31.130 habitantes) já tomaram a primeira dose da vacina, e que outros  66% (22.265 pessoas) tomaram pelo menos duas doses ou foram imunizadas com vacinas de dose única.

Sesc fecha hotel no Pantanal após surto

Após 114 pessoas serem diagnosticadas com covid-19 em 24 horas na cidade de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), o Hotel Sesc Porto Cercado está temporariamente fechado para assegurar a proteção de hóspedes e funcionários.

Segundo as informações da imprensa de Poconé, eventos realizados no último final de semana na unidade podem ter sido fator decisivo para a transmissão do vírus. Depois das festas, funcionários do Sesc começaram a ser diagnosticado com a covid.

Consta que ao menos 60 pessoas testaram positivo, mas o dado não foi confirmado pela empresa. Em Nota divulgada no site, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal informou que todos os funcionários fizeram o teste e uma nova checagem será feita ainda nesta sexta-feira (24).

“Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança e saúde de todos. Como ação preventiva, o Hotel Sesc Porto Cercado ficará temporariamente fechado para assegurar a proteção dos hóspedes e funcionários”, diz trecho da nota.

Dados do boletim informativo da covid-19, divulgado pela Prefeitura de Poconé, apontam que em 24h – entre 22 e 23 de dezembro -, 114 casos de coronavírus foram confirmados na cidade. De 48 pessoas que estavam sendo monitoradas, o número foi para 162. Desde o começo da pandemia, a cidade passou de 4.175 casos confirmados para 4.289.

Fonte: Folhamax/Gazeta Digital