Chuva deve aparecer no fim de setembro em Cuiabá, mas qualidade do ar continua ruim até outubro

Fonte:

Chuvas insignificantes devem ser registradas próximo do fim do mês de setembro em cidades da região sul de Mato Grosso. A tão sonhada chuva regular, capaz de encharcar o solo, só deve começar a cair a partir do mês de outubro. Contudo, a chegada de uma frente fria no Brasil irá amenizar o calorão de 40º C, já na próxima semana. Informações foram repassadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao HNT.

A precipitação no fim do mês de setembro será bem baixa, ficando entre 1% e 10%. Por isso as chuvas, se registradas, serão insignificantes.

Mas, uma nova frente fria se desloca em direção à região central do Brasil, trazendo alívio temporário para a capital mato-grossense e outras cidades da região sul. Já neste fim de semana, Cuiabá deve sentir um ‘refresco” na temperatura, quanto a mínima será de 25º C e a máxima de 33º C. Na segunda-feira (16), a máxima será de 35º C.

Em seguida, o calorão voltará a predominar até o dia 21 de setembro, quando a temperatura voltará a cair novamente, acompanhada da possibilidade de chuvas, como já dito, insignificantes.

Somente a partir do mês de outubro que Cuiabá deve começar a registrar chuvas de intensidade capaz de trazer novamente a qualidade do ar, umidade e ajudar na extinção dos incêndios tanto na área urbana como rural.  (HNT)