Chuva de granizo causa estragos e moradores ficam sem energia em MT

Fonte:

Uma chuva de granizo foi registrada em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, neste sábado (16), e causou estragos, deixando moradores sem energia. No município, a prefeitura iniciou plano de ação que inclui a restauração da energia, remoção de árvores e galhos caídas, além da assistência às famílias desabrigadas.

Veja vídeo

Em nota, a Energisa informou atua em regime de contingência, com reforço de equipes, por causa dos temporais em cidades do Sul do estado e no entorno da região metropolitana. De acordo com a Concessionária, as cidades mais afetadas são Primavera do Leste, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Campo Verde, Nobres e Chapada dos Guimarães.

Estragos causados pela chuva em Primavera do Leste

Nas redes sociais, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB) disponibilizou canais de atendimento para que a população desabrigada informe os danos à uma força-tarefa que foi criada, envolvendo Bombeiros Militar e as secretarias de Obras e Assistência Social. Bortolin pede também que a população ajude a Prefeitura a identificar pontos da cidade que estão com passagem obstruída e diz que a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica, já atua para tentar restabelecer o fornecimento de energia elétrica ainda na noite deste sábado

Especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia emitiram alerta de tempo severo para a tarde deste sábado em Primavera do Leste, com chuvas de até 50 mm/h e ventos intensos.

Em Paranatinga, uma torre de transmissão caiu e atingiu a rede de distribuição da Energisa. O atendimento é feito por linhas alternativas.

Segundo a consultoria da Energisa para o clima, o Grupo Storm, o alerta permanece no fim de semana, com rajadas de acima dos 100km/h no Sul e sudeste de Mato Grosso e 80 km/h no Nordeste e Araguaia. (G1)

No Lago de Manso

Uma chuva de granizo atingiu o Lago do Manso, na região de Chapada dos Guimarães, neste sábado (16). Nas imagens feitas por internautas é possível ver o vento forte balançando as estruturas do local.

Conforme noticiado pelo Repórter MT, uma frente fria se formou sobre o Sul do Brasil, permitindo que nuvens carregadas avançassem sobre o Mato Grosso.

Com isso, as pancadas de chuva, acompanhadas de ventania já eram esperadas em boa parte do Estado. Fonte: Repórter MT

Veja o vídeo: