O incêndio que queimou 17 mil hectares do Cerrado mato-grossense no município de Nobres (121 km de Cuiabá) foi extinto após 10 dias, com a chuva deste domingo (26) na região.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Força Nacional, Brigada Sesc Pantanal e moradores da região trabalharam para conter o fogo, iniciado no dia 16, conforme dados do Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da Nasa.
“O fogo foi controlado na sexta-feira à noite e no sábado feito o rescaldo até a noite. Domingo, não tivemos registro de novos focos e, no fim do dia, veio a chuva”, relata o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus, Kramm, líder da Brigada Sesc Pantanal na região.
Conforme o sistema, o foco de incêndio teve início próximo ao Posto Gil e avançou por 13 km. Neste período, as fazendas São Sebastião do Cocal e Retiro Novo do Cuiabá foram atingidas e o fogo também ameaçou o Parque Sesc Serra Azul, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, localizado em Rosário Oeste, do outro lado da margem do Rio Cuiabá.
A área de Cerrado é formada por muitas serras de difícil acesso. Ao todo, 151 mil litros de água foram utilizados na operação, realizada com a participação de 35 pessoas. Entre os equipamentos utilizados estão caminhões-pipa, aeronave air tractor, bomba costal, assoprador e abafador.
No pantanal, as notícias também são boas. Segundo a tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), os focos de incêndio foram todos controlados, incluindo o que foi registrado no Parque Estadual Encontro das Águas, na região de Porto Jofre (Poconé). Apesar disso, 20 bombeiros ainda estão na região monitorar possíveis novos focos de calor.
Fonte: Hipernotícias