Apesar do ponto facultativo do Carnaval ter sido cancelado pelo Estado e diversos municípios de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá) ainda deverá ter um incremento bastante significativo de turistas na data comemorativa. Por conta disto, a Polícia Militar prepara uma megaoperação, com auxílio de fiscais da prefeitura, para combater festas clandestinas e aglomeração nos pontos turísticos. O efetivo deverá ser dobrado a partir da próxima sexta-feira (12) e, quem for pego ajudando a propagar o vírus, poderá ser conduzido para a delegacia.
“Mesmo com a incógnita de se teríamos Carnaval ou não, tivemos muita reserva e procura grande pelo aluguel de casas de veraneio e pousadas. Normalmente, são 20 mil pessoas que vem para a cidade, mas com a pandemia, estamos esperando em torno de cinco mil pessoas a mais no município, o que também é bastante, em se tratando do período em que vivemos. Por isso há uma preocupação grande nossa, principalmente por conta do aumento do número de casos”, disse ao Olhar Direto o comandante da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, tenente-coronel Lupércio Cabral Santos.
O plano traçado será para atender o comércio, bairros e pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, incluindo cachoeiras, comunidades que fazem parte do município e também o Lago do Manso. Além da fiscalização para evitar a propagação da Covid-19, os militares também irão focar no combate a outros crimes, como roubos e furtos.
Ao todo, em média, serão 40 policiais militares atuando para garantir a segurança, o dobro do efetivo normal. “É algo inédito na nossa cidade”, explica o comandante.
Também haverá reforço de equipes da Força Tática, Rotam, Cavalaria e do Grupo Raio. Os policiais estarão na cidade já a partir da próxima sexta-feira (12), marcando presença até a madrugada de quarta-feira (17).
“Com o Carnaval não acontecendo na rua, as pessoas alugam casas grandes, com gramado e piscina. Sendo assim, acabam fazendo festas clandestinas. É algo que estaremos fiscalizando muito forte também. Nosso objetivo é evitar a proliferação da Covid-19. Os fiscais da prefeitura estarão junto conosco, em uma ação integrada. Cobraremos uso de máscaras, distanciamento. Se houver desrespeito às determinações, a pessoa pode ser conduzida por colaborar para a propagação do vírus”, explicou o comandante.
Fonte: Olhar Direto