Chamas seguem destruindo mata no Morro Santo Antônio; bombeiros lutam contra fogo

Fonte:

Incêndio segue destruindo neste domingo(15), a vegetação do Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Leverger (27 km de Cuiabá. O incêndio começou neste sábado (14), obrigando o Corpo de Bombeiros a aumentar o número de equipes para conter o fogo. Mas as chamas permanecem ativas e os profissionais continuam no local.

No Instagram do Ciopaer, os integrantes da força policial mostram que a operação exigiu dos tripulantes Águia 02, técnica apurada. “Acima de tudo comprometimento no cumprimento da missão”.

A tripulação do Águia 02 foi acionada para apoiar as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que estão desde ontem combatendo o incêndio que se alastrou por todo o Morro.

“Foi realizado infiltração de uma equipe da Defesa Civil no topo do morro, que devido a poeira gerava o efeito brown-out e prejudicava muito a operação. Foi também feito o combate direto, com lançamento de água na linha de fogo utilizando o bambi bucket. A operação teve que ser encerrada devido a entrada do período noturno” revela membro do Águia 02.

No sábado, pelo menos três equipes tentaram, à todo custo, combater as chamas. Por volta das 19h, mais uma outra guarnição foi acionada para prestar apoio. Foi feito, inclusive, o combate direto, com lançamento de água na linha de fogo utilizando o bambi bucket.

Pela falta de visibilidade os trabalhos foram suspensos à noite, reiniciando neste domingo, mesmo que os focos tenham reduzido.

Bombeiros que estavam em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá) integraram a equipe de apoio, como forma de monitorar os focos à noite de ontem, permanecendo no local durante toda a madrugada, como forma de evitar que o incêndio avançasse para qualquer propriedade na região.

Neste domingo, uma força-tarefa está sendo empregada no local para impedir que o fogo se espalhe. A luta contra as chamas ganhou o reforço de uma aeronave do GavBM; cinco guarnições de brigadas de bombeiro da temporada de incêndio florestal; duas guarnições mistas da Defesa Civil; duas guarnições do 2º pelotão independente de bombeiros militares de Santo Antônio; em um total de 32 bombeiros na ativa.

Fonte: O Bom da Notícia