Cerca de 300 carros participam de carreata contra o aumento na tarifa da conta de luz

Fonte:

Cerca de 300 carros participaram, na tarde deste sábado (8), de uma carreta contra a taxação da energia solar e o aumento na tarifa da conta de luz, em Cuiabá. O evento foi organizado pelo deputado estadual Faissal Calil (PV) e conta com a presença do deputado Carlos Avallone (PSDB). Segundo a organização, aproximadamente 400 pessoas participaram do ato.

Além dos parlamentares do legislativo estadual, participaram da carreata o deputado federal José Medeiros (Podemos) e os vereadores de Cuiabá Marcus Brito Júnior (PV) e Marcos Paccola (PV).

Os manifestantes saíram da Praça das Bandeiras, desceram a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) e subiram a Getúlio Vargas. A carreata foi finalizada na Praça do Chopão.

“Não podemos mais aceitar esses abusos na distribuição de energia no nosso estado. Além do reajuste tarifária, aplicado por meio de medidas provisórias, mesmo diante da pandemia, iniciaram, desde abril, de forma ilegal, a tributação da energia solar. Se cruzarmos os braços, essas práticas que lesam o contribuinte continuarão ferindo, principalmente os mais carentes, que vão trabalhar somente para pagar a conta de energia”, disse Faissal.

Justiça impede cobrança

No dia 30 de abril, o juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública, proibiu a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de uma unidade consumidora em Cuiabá.

Na ação, uma mulher que possui sistema de captação de energia solar alegou que estava sendo cobrada pelo ICMS ao consumir a energia produzida por ela e injetada na rede de distribuição.

Fonte: Hipernotícias