A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá confirmou um aumento no número de casos da Influenza A – H3N2 durante este final de semana. Como noticiado pelo Repórter MT, na sexta-feira (17) a Capital tinha três casos confirmados. Até a manhã desta segunda-feira (20), já foram confirmados mais cinco.
Além dos sete já atestados em Cuiabá, segundo a SMS, outros dois estão sob suspeita e seguem em observação. Mesmo com o aumento dos casos, o número ainda não é considerado surto.
A pasta ainda reforça que os cuidados a serem adotados são os mesmos já intensamente divulgados quanto à covid-19, com uso de máscara, lavagem constante das mãos e distanciamento social, já que ambas as doenças se tratam de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
A SMS informou ainda que há aumento de pacientes procurando as unidades de saúde com síndromes gripais nas últimas semanas, mas ressalta que a maioria dos casos que têm surgido são de síndromes gripais não graves.
Por fim, a secretaria orienta à população que, em caso de sintomas, sempre procure atendimento médico para avaliação, tratamento e notificação.
Sintomas
Diferente da covid-19, a Influenza A – H3N2 apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. Os sintomas do coronavírus só começam a evoluir a partir do 7° dia da infecção, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.
Os sinais da gripe H3N2 podem variar, mas os mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, calafrios, irritação nos olhos e mal-estar intenso.
Mortes
O vírus da influenza H3N2 tem deixado vários Estados em alerta por conta do aumento no número de casos e mortes causados pela doença em dezembro. No Rio de Janeiro, são 5 mortes e mais de 20.000 casos confirmados.
Além do Rio, Alagoas registrou outras três mortes e Bahia teve um óbito. No caso da Bahia, a paciente era uma idosa de 80 anos, internada em hospital privado de Salvador.
Fonte: Repórter MT