Os três primeiros meses do ano levantam o alerta sobre uma doença bastante conhecida dos mato-grossenses, a dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente este ano já foram diagnosticados 11.415 casos da doença, um aumento de 115,7%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 5.290 casos.
A Região Centro-Oeste é a campeã no número de casos de dengue no país. A taxa atual de incidência da doença é de 561,3 casos por 100 mil habitantes. Mato Grosso ocupa o terceiro lugar quanto ao número de casos, ficando atrás de Goiás, com 62.750, e Distrito Federal, com 15.850.
Além disso, também houve aumento nos casos de chikungunya em Mato Grosso. Foram diagnosticados 68, contra 63 no ano anterior. Já os casos de zika tiveram queda. Foram 15 confirmados em 2022, contra 56 no mesmo período de 2021.
Com as altas temperaturas e períodos chuvosos, a expectativa quanto ao número de criadouros aumenta. O Ministério da Saúde relembra que para fazer o controle efetivo da proliferação do mosquito é necessário tirar ao menos dez minutos de apenas um dia da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus e demais itens que possam ser criadouros.
Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados para evitar que o mosquito coloque ovos dentro desses recipientes.
Fonte: Hipernotícias