O casal William e Érica, tem uma produção de morangos no quintal de casa, que fica em de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá). O trabalho com o cultivo dos frutos começou em março de 2021.
William é pecuarista, mas dedica boa parte do seu tempo para a produção da fruta. Segundo ele, são cultivados mais de 5 mil pés de morangos na propriedade.
A curiosidade pelo cultivo da planta surgiu quando William ainda era adolescente.
“Meu interesse começou em uma propriedade lá do município de Sapezal e fiquei admirado com a quantidade de morango que era produzido em um pequeno espaço. Coloquei na cabeça que um dia eu também ia fazer isso”, contou.
O pecuarista explicou sobre as dificuldades relacionadas ao cultivo desse fruto e sobre as doenças, que podem aparecer em todas as fases da produção, desde a plantação até à colheita.
“As doenças mudam dependendo da época do ano. Na seca, a maior incidência é de ácaro e lagarto. Já em época de chuva, eu vejo que passa a ser doenças causadas por fungos”, explicou.
O pecuarista também explicou que são feitos dois tipos de manejo, o biológico e o químico e, com isso, é possível ter uma trabalho mais eficaz na produção.
“Se você tiver o contato diário com ela, é possível observar se tem alguma incidência, alguma praga, se adubação está equilibrada, isso ajuda a ter uma produção elevada”, disse.
Fonte: G1 MT