Desocupada há anos, a casa da família do ex-deputado estadual Alexandre Cesar (PT), localizada no Araés, em Cuiabá, tem sido usada como um “QG” de usuários de drogas, causando medo e insegurança nos vizinhos do imóvel. Moradores se queixam de furtos diários praticados pelos invasores.
Uma das vítimas é o empresário Eduardo Carvalho. Ao RepórterMT, ele conta que teve o prédio da sua empresa, que fica ao lado da casa, invadido quatro vezes nas últimas semanas. A invasão mais recente aconteceu na madrugada dessa sexta-feira (27). Os bandidos arrombaram o portão e levaram diversos cabos e fios de cobres.
“Aquela casa ali [do Alexandre] é o QG dos caras. Eles furtam o bairro inteiro. Como meu terreno é vizinho, em outra oportunidade eles fizeram um buraco no meu muro e invadiram. Quebraram o vidro que tem aqui na entrada para entrar no imóvel”, relata.
Da empresa foram levados fios de cobre da rede elétrica dos dois andares do prédio, fios do quadro de força e, até o alarme teve os fios furtados.
A vizinha Anete Barros relata que sempre vê os usuários andando pela rua, livremente. “Todo mundo vê eles aqui. Eles ficam lá dentro da casa mesmo. A gente não pode deixar nossas residências sem ninguém se não eles invadem para furtar”, disse ao RepórterMT.
“Na quinta-feira entraram na casa da outra vizinha. Levaram R$ 400, o notebook dela, tablet. Eles esperaram ela sair de casa, 7 horas da noite, subiram na grade e furtaram lá”, contou.
Ela conta que se sente impotente. “A gente mora faz tempo nesse pedaço e não tinha essa bandidagem. Agora começou, eles estão descendo lá de outra região e vem pra cá todos os dias. Eles ficam nessa casa [do ex-deputado], ficam lá dentro sondando a gente”, acrescenta.
Para o RepórterMT, a moradora Marilda Cecília diz que está juntando assinaturas para ver se resolve a situação, pois já falou com o ex-deputado e ninguém resolveu. A moradora também acionou a Polícia Militar e os agentes dizem que não podem entrar na casa, pois é propriedade privada.
“Não sabemos mais a quem recorrer, a não ser vocês da imprensa. Já ligamos para o Alexandre, avisamos que tem gente lá dentro, que estão invadindo, só que ninguém apareceu. Ninguém tomou providência. Ele falou que sabe dessa situação, mas não resolve”, lamenta.
Ela conta que nasceu e cresceu no bairro e, hoje, se sente insegura.
“Me bate uma tristeza tão grande, tão grande; eu não posso deixar a casa sozinha, eu não posso sair à noite. Para entrar na garagem, tem que passar duas, três vezes na rua, tem que chamar outra pessoa pra poder ficar de olho para você entrar, se não eles avançam, eles vêm para cima”, completa.
Marilda também já foi vítima dos bandidos que ficam no imóvel do ex-deputado. “Eu estava dormindo e ouvi eles no meu quintal, gritei pelo meu irmão, pelo meu filho. E quando a gente saiu lá, eles já tinham pulado o muro e voltado para casa”.
Na ocasião, eles levaram pneus antigos e fios de cobre.
Outro lado
O ex-deputado Alexandre Cesar esclareceu ao RepórterMT que a casa está desocupada e está à venda, mas nega abandono, apesar das evidências. Ele disse que sabe da situação das invasões que já acionou a Polícia Militar, mas os usuários de droga sempre voltam.
“A casa está desocupada e não abandonada. Eu dou manutenção contínua. A polícia já foi, já atuou várias vezes, retirando de lá, mas eles voltam e invadem. Minha casa foi praticamente desmontada. Também sofro das mesmas situações de furto de fiação, de metais, entre outras coisas. Eu faço a limpeza, troco os cadeados, correntes, mas não passa dois, três dias e eles voltam lá. A gente tem sentimento de insegurança”, completou sem dizer que atitudes tomará para resolver.
Fonte: Repórter MT