A mato-grossense Ana Satila conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo de canoagem slalom. Competindo na categoria C1, a canoa para uma pessoa, a canoísta que iniciou a carreira em Primavera do Leste, fez uma descida no tempo de 115s39, deixando para trás a ucraniana Viktoriia Us, que completou o percurso em 121s64. É o segundo título da brasileira esse ano, que tinha sido campeã há duas semanas na Eslovênia.
– Estou muito feliz, hoje eu realmente aproveitei o percurso. Finalizar essa prova e voltar para a casa com uma medalha de ouro é muito importante e um empurrão para treinar ainda mais pensando nas Olimpíadas de Tóquio. Foi um ano difícil, foi difícil fazer os planos para esse ano, mas eu estou muito feliz com as conquistas – disse.
Uma das favoritas ao pódio, Ana Satila não foi tão bem na semifinal, ficando em nono lugar, quase fora da final, que reuniu as dez melhores. Na decisão, porém, cometeu uma falta em um dos primeiros obstáculos (chamados de portas no vocabulário da modalidade), perdeu dois segundos, mas mesmo assim completou o percurso muito bem para levar o título.
Ana Satila é campeã da Copa do Mundo de canoagem slalom — Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem
Das dez finalistas, seis cometeram faltas graves no percurso, perdendo assim 50 segundos no tempo final, o que mostra a dificuldade na descida artificial montada na França.
O resultado empolga para as Olimpíadas de Tóquio, marcadas para o mês de julho do ano que vem, em que a brasileira chegará como uma das candidatas ao pódio. Porém, é bom lembrar que as três medalhistas do Campeonato Mundial de 2019 não participaram desta Copa do Mundo. Por conta da pandemia, a alemã Andrea Herzog, a australiana Jessica Fox e a austríaca Nadine Weratschnig não competiram neste fim de semana.
Ana Satila campeã da Copa do Mundo — Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem
No currículo, Ana Satila tem uma medalha de bronze em Campeonatos Mundiais adultos nesta prova, conquistado em 2017. Nos anos de 2018 e 2019, a brasileira foi finalista no Campeonato Mundial, mas acabou fora do pódio nos detalhes. Além disso, é atual bicampeã dos Jogos Pan-Americanos nesta prova.
Além da canoa individual, na qual foi campeã neste domingo, Ana Satila também tem conquistado bons resultados no caiaque individual, chamado de K1. No sábado, ficou em quarto lugar nesta mesma Copa do Mundo, muito perto do pódio. Na categoria, a brasileira também é a atual campeã pan-americana e já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio. (Com informações do Globo Esporte)