Uma ação integrada interditou nesta terça-feira (16) um canil clandestino com mais de 70 cães e hamsters, na Avenida Prainha, bairro Porto, em Cuiabá.
Os animais, de várias raças como Shih Tzu, Spitz Alemão e Pinscher, entre outras, estavam confinados em espaços pequenos, sem ventilação adequada e sem manejo sanitário. Também foram encontrados hamsters em um viveiro irregular. Muitos apresentavam sinais de doença e debilidade física.
A operação conjunta da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), Secretaria de Ordem Pública (SORP), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) e Vigilância Sanitária, ocorreu após denúncias anônimas de que os animais viviam em condições insalubres com graves indícios de maus-tratos.
A BEA iniciou imediatamente a triagem e os atendimentos emergenciais em clínica conveniada. Parte dos animais será encaminhada ao canil municipal até que haja condições para adoção responsável. O espaço permanecerá interditado até nova deliberação das autoridades. Os responsáveis também foram multados.

A Vigilância Sanitária apreendeu medicamentos e vacinas vencidas, além de produtos sem nota fiscal. A notificação, registrada pelo veterinário Cláudio Guedes e pelo engenheiro sanitarista João Paulo Alves Sartorello, apontou irregularidades no âmbito sanitário, acúmulo de lixo (com risco de leishmaniose) e possível reservatório de vetores (como leptospirose).

(Foto: Prefeitura de Cuiabá)
Os responsáveis foram conduzidos à DEMA, onde serão ouvidos para os devidos encaminhamentos legais e poderão responder criminalmente por maus-tratos e comercialização irregular. Quatro pessoas estavam no canil clandestino, todas maiores de idade. (Primeira Página)