Um caminhão desgovernado causou um acidente envolvendo quatro carros, na MT-251, no trecho do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (28). Segundo a Polícia Militar, o veículo não poderia trafegar naquela área, devido a uma portaria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), que define questões de segurança na região.
O motorista foi levado à delegacia e o veículo que ele conduzia foi apreendido, segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. O motorista informou que teria perdido o freio do veículo, segundo a polícia.
Em vídeos feitos no local, é possível ver o estrago causado pelo caminhão. Um deles teve a lateral toda danificada. Já um carro da TV Centro América que passava pelo local teve o retrovisor arrancado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Veículos foram danificados ao serem atingidos por caminhão desgovernado — Foto: Reprodução
A PM informou que o motorista foi encaminhado à delegacia por causa dos danos causados aos veículos e pela desobediência à portaria da Sinfra, que proíbe o tráfego desse tipo de veículo na região por causa dos riscos de deslizamentos. Questionado pelos militares, o suspeito afirmou desconhecimento da regra.
Veja vídeo:
Passagem proibida
Na portaria publicada pela Sinfra, fica proibida, por tempo indeterminado, a passagem de veículos pesados e de carga fora da especificação definida.
Segundo a publicação, entre os dois pontos de pare e siga, veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3,5 toneladas tem passagem permitida, isso inclui transporte coletivo de passageiros que tenham essa especificação. Ja veículos acima desse peso, com reboque ou semirreboque, estão proibidos em qualquer trecho da região.
O trânsito de veículos de transporte coletivo de até 3,5 toneladas podem trafegar entre Cuiabá e o Complexo Turístico da Salgadeira, ou entre Chapada dos Guimarães e a Região do Buriti, no km 52 da rodovia, sem necessidade de emissão de Autorização Especial de Trânsito (AET).
Veículos de carga com até 14 metros de comprimento, quatro eixos e 29 toneladas de PBT podem trafegar pelo mesmo trecho. No entanto, não podem passar pela região do Portão do Inferno.
Ainda conforme o documento, permanece proibido o trânsito de veículos de carga com mais de 14 metros de comprimento, quatro eixos ou 29 toneladas, entre a rotatória do Lago de Manso e a região do Buriti.
Confira ilustração detalhada sobre transporte de cargas:
Ilustração do que pode ser transportado — Foto: Sinfra
Em 2023, a região foi palco de diversos episódios de desmoronamentos de blocos. (veja vídeo acima) Essas movimentações ocorrem há anos, no entanto, as ocorrências se intensificaram desde o começo do período chuvoso, em novembro do ano passado. Desde então, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.
Segundo o professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, o desprendimento ocorre porque as rochas que estão caindo na pista foram formadas há milhões de anos, quando o município era um grande deserto.
Fonte: G1 MT