Concerto homenageará 300 anos de Cuiabá

Fonte:

O Instituto Fernando Pereira, por meio de sua Camerata de Concerto, homenageará o tricentenário de Cuiabá no dia 15 de março. Com classificação etária livre, o evento terá início às 20h, no teatro Zulmira Canavarros. A entrada será disponibilizada mediante entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis.

A apresentação contará com as participações especiais do coral municipal da Capital, sob a regência de Carlos Taubaté, e da Orquestra Jovem de Nova Mutum, sob a regência de Edmar Nascimento.

O repertório da noite de festa será executado em dez apresentações, a saber: Mourão, por Guerra Peixe; Concertino 1972, por Ernest Mahle; Suíte São Paulo, de Gustav Holst; Romaria, por Renato Teixeira; Pout Pourri Cuiabano; Ai que saúde d’oce; Caçador de Mim; Casa de Bem Bem; A Lua e Eu Sou de Cuiabá.

Camerata de Concerto

A Camerata de Concerto é o produto de excelência dos trabalhos de formação musical em cordas friccionadas do Instituto Fernando Pereira. Dirigida pelo violinista e mestre em Música pela Academia Nacional de Sophia (Bulgária –lesta europeu) Fernando Pereira que, desde 2015, vem apresentando espetáculos e oficinas musicais na Capital e no interior, popularizando repertórios, formando plateias e capacitando artistas para a produção musical da região da Baixada Cuiabana e entorno. O Instituto é responsável pela formação dos maiores artistas nas cordas de arco no estado de Mato Grosso.

Focando sempre a alta performance instrumental, dirigida ao mercado de orquestras e solistas, a Camerata de Concerto possui uma programação que, desde a sua fundação, destaca-se por ser uma alternativa cultural, e local, de democratização da música. Com temáticas tais quais a “Sonata”, “Rapsódia”, “Serenatas” e “Paisagem Sonora”, levam ao grande público conceitos da música tradicional de concerto ao universo do comum, sendo, assim, ferramenta de acesso à arte de forma entretida e despretensiosa.

Camerata de Concerto é a celebração da música de concerto mato-grossense. Nasce da sua cultura regional, no diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense.

Informações obtidas junto à equipe de divulgação do evento.

Fonte: Hipernotícias