‘Câmeras vão pegar bandidos até em shows’, diz Mendes

Fonte:

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) disse que as câmeras do programa de videomonitoramento do Vigia Mais MT “vão pegar bandidos até em shows”. Segundo ele, a ampliação da tecnologia de reconhecimento facial será utilizada em diversos pontos estratégicos, dificultando a circulação de foragidos da Justiça no estado.

“Vamos meter câmera com reconhecimento facial para tudo quanto é lado. Quem for procurado pela polícia vaza de Mato Grosso porque não vai poder entrar numa farmácia, não vai poder ir ao estádio, não vai poder ir num show, não vai poder ir num evento, não vai poder. Se ele for em algum desses locais, a câmera vai reconhecer e a polícia vai pegar ele”, declarou Mendes em entrevista ao podcast da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), na última sexta-feira (28).

O programa é uma das ferramentas utilizadas para combater a criminalidade em Mato Grosso, que sofre com o avanço da violência das facções criminosas. A medida lançada há dois anos e já conta com a adesão de 127 municípios mato-grossenses. Além das parcerias com prefeituras municipais, o projeto também permite que entidades privadas, como empresas, associações, instituições classistas e conselhos comunitários, participem por meio da assinatura de termos de cooperação.

O governo do Estado disponibiliza gratuitamente os equipamentos, incluindo as câmeras, nobreaks, switches e armários. Aos municípios e parceiros privados cabe a responsabilidade pelos custos de instalação e manutenção do sistema.

Com a ampliação do videomonitoramento e o uso da tecnologia de reconhecimento facial, a expectativa é de que a segurança em Mato Grosso seja fortalecida, dificultando a ação de criminosos e facilitando a localização de foragidos da Justiça. (Fonte: Gazeta Digital)