Câmara realiza audiência pública sobre licitação dos ônibus em Cuiabá

Fonte:

A Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá realiza na quarta-feira(12) a partir das 9 horas, uma Audiência Pública para tratar sobre o transporte coletivo da Capital.

A audiência foi requerida pelos vereadores de oposição Dilemário Alencar (Pros) e Diego Guimarães (Progressistas), o evento pretende abordar, principalmente, a licitação para contratação de empresa que preste o serviço na Capital.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) abriu o edital para licitação do transporte coletivo em Cuiabá em 24 de maio com validade 45 para as empresas interessadas se apresentarem.
O edital prevê frota com ônibus com ar condicionado e também  que para início da operação no mínimo 18% da frota, o que representa 72 ônibus, sejam zero quilometro, e que em cada lote a empresa apresente ao menos um veículo hibrido ou elétrico, com baixa emissão de poluentes. Estes ônibus custam de 3 à 4 vezes mais que os veículos a diesel.
A concessão da empresa vencedora é de 20 anos prorrogáveis por mais 10 anos, fator que a oposição contesta.
O transporte coletivo em Cuiabá é alvo de constantes reclamações do usuários pela precariedade da frota, superlotação e atrasos. Na segunda-feira (10) a população foi surpreendida com uma paralisação dos motoristas de ônibus, nenhum veículo circulou pelas ruas. De acordo com o sindicato da categoria o movimento foi em protesto pelo recorrente atraso salarial.
Mais uma vez quem ficou prejudicado com a suspensão do serviço foi a população que precisou encontrar alternativas para chegar até o trabalho e exercer os compromissos.
Fonte: Cuiabano News