A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (17) o projeto de resolução que cria a “Comenda Sargento Odenil Alves”, concedendo honraria aos agentes de Segurança Pública da cidade que abaterem bandidos em legítima defesa durante o cumprimento do seu trabalho.
O projeto foi aprovado por 24 vereadores do Legislativo cuiabano.
“Os deputados estaduais se negaram, mas a partir de agora em Cuiabá, vamos dar essa honraria a todo agente de segurança que em cumprimento do seu dever legal, abater um criminoso em legítima defesa”, disse o vereador Rafael Ranalli (PL), autor da proposta.
“A comenda é uma homenagem ao Sargento Odenil, um honroso policial militar que foi morto por um vagabundo faccionado. Agora a comenda vai para que a criminalidade entenda de uma vez por todas que Cuiabá, o crime não compensa”.
Quando assumiu a vaga de deputado estadual por 30 dias na Assembleia, Ranalli apresentou um projeto de lei semelhante, que ganhou repercussão nacional e ficou conhecida como “Lei do Abate”, mas a proposta não foi adiante.
Sargento Odenil Alves
Natural de Rosário Oeste e lotado no 3º Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá, sargento Alves foi assassinado a tiros, no dia 28 de maio do ano passado, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.
Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo após passar por uma cirurgia.
O assassinato do policial ainda não foi esclarecido. (Fonte: Midianews)