Calorão de 47ºC em Cuiabá? O que é verdade sobre a onda que se aproxima?

Fonte:

A semana começou com uma notícia terrível para quem mora em Cuiabá. Uma onda de calor estacionada sobre o país poderia fazer os termômetros da cidade chegarem bem próximos da marca dos 50ºC. Mas será que é prá tanto? E quando aconteceria esse calorão todo?

Já a notícia boa é que só um instituto de meteorologia está prevendo temperaturas acima
dos 45ºC. Essa previsão é da MetSul Meteorologia , empresa que afirma ter mais de duas décadas de conhecimento acumulado e ser “um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul “.

De acordo com eles, de domingo (24) a quinta-feira (28), os cuiabanos podem esperar temperaturas máximas de 47ºC. Mas o calorão já começaria nesta quarta-feira (20).

O que dizem os outros institutos de meteorologia?

Para divulgar a previsão do tempo, a reportagem do Livre costuma consultar dois institutos: o ClimaTempo e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe).

Para a próxima semana, o ClimaTempo também prevê um aumento das temperaturas em Cuiabá, exatamente nos mesmos dias previstos pelo MetSul. A espectativa deles, no entanto, é que os termômetros cheguem, no máximo, aos 42ºC.

A previsão do ClimaTempo é bastante semelhante à previsão feita pelo CPTec do Inpe , com uma diferença: enquanto o ClimaTempo estima que os termômetros devem chegar aos 42ºC de domingo 24 a quinta-feira 28; o CPTec prevê que essa temperatura só deve ser atingida no domingo e na segunda.

Mas vale ressaltar que a previsão do CPTec se estende apenas até a próxima terça-feira 26,
quando, segundo eles, a temperatura máxima deve ser de 41ºC.

Para tirar a dúvida, a reportagem do Livre resolveu consultar também, então, o Instituto Nacional de Meteorologia INMET , mas foi em vão. A previsão deles se estende somente até
sábado 23, ou seja, antes do início da onda de calor divulgada pelos outros institutos.

Apesar disso, o próprio INMET já emitiu um alerta laranja – que significa “perigo” – de altas
temperaturas no Brasil.

Quer dizer que a previsão de 47ºC em Cuiabá é mentira?

Não necessariamente. Quem vive em Cuiabá sabe que a cidade possui pontos muito mais quentes que outros. E há explicação – e nome – científica para isso. Trata-se das ilhas de calor.

Em 2019, o Livre já havia publicado uma reportagem sobre elas. Uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT fez um mapeamento dessas ilhas e identificou que, em algumas delas, a temperatura podia ser 10ºC mais alta do que a “oficial” prevista para a cidade.

O jeito, então, é estar preparado. A recomendação de médicos e especialistas para dias quentes assim é evitar exposição ao sol, principalmente nos horários mais quentes do dia, e atividades físicas. Além disso, você deve ingerir mais água do que de costume. Evitar comidas mais pesadas também.

Fonte: O Livre