Cuiabá entra em “alerta vermelho” nos próximos 15 dias, devido ao calor extremo e baixa umidade do ar. Não há possibilidade de chuva. A previsão é do site especializado Climatempo. O pico de temperatura ocorre nos dias 23, e 24 e 25 – quando a máxima atinge a casa dos 41 graus. A mínima não fica abaixo dos 24°.
A umidade do ar fica em 11%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.
A situação aumenta ainda a probabilidade de problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), isso para além dos sintomas respiratórios, irritação nos olhos e garganta.
Pouca água
O nível do Rio Cuiabá também é monitorado diariamente pela Defesa Civil. Em julho, já era recomendado o uso consciente da água, para que não falte nas casas.
“Está na hora de economizar água, ter o uso racional, evitar de ficar lavando carro, calçadas, quintal , etc. É necessário usar água com um objetivo mais nobre, consumo consciente”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti Zanetti, ao Repórter MT.
Fonte: Repórter MT