Botelho: ‘Não vamos abrir mão de construir outra rodovia ligando Cuiabá a Chapada’

Fonte:

O deputado estadual Eduardo Botelho (União), acompanhado de lideranças da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta sexta-feira (05) com o governador Mauro Mendes (União). Entre os temas tratados, estava a destinação de recursos no orçamento do estado para a criação da rodovia estadual MT-030, que vai ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães, por uma rota alternativa ao Portão do Inferno, facilitando o acesso ao principal ponto turístico da Baixada Cuiabana.

A ideia defendida pelos parlamentares é colocar na Lei Orçamentária Anual (LOA) a destinação de R$ 100 milhões para que a obra comece a ser executada ainda este ano.

“O governador concorda, mas ele acha que colocar R$ 100 milhões esse ano não vai dar para executar, não vai dar tempo”, disse Botelho.

A deputada Janaina Riva (MDB) também saiu em defesa do projeto, citando como uma solução a longo prazo para as dificuldades enfrentadas pela população da cidade.

“Nós sabemos que não resolve o problema de imediato dos empresários, do município de Chapada, do turismo e tudo o que vem impactando o município de Chapada. Mas é pelo menos uma garantia aí de que no futuro, daqui a dois anos por aí, nós teremos uma estrada onde nós não teremos problema para a circulação de veículos, seja de veículos de peso ou não. Então é uma forma de já ir amenizando o problema. Então a Assembleia vai garantir isso”, assegurou a parlamentar.

Segundo explicou a deputada, o dinheiro sairia do orçamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a previsão na LOA serviria para impedir que o projeto seja protelado.

“O que nós queremos é garantir na lei orçamentária anual o recurso específico para MT-030, para não ter problema lá na frente dizer que não tinha orçamento para a obra ou algo nesse sentido. Nós entendemos que é uma pauta de extrema urgência, não só como eu disse aqui, para quem vive em Chapada, mas para nós como um todo ali, é um ponto turístico principal da Baixada Cuiabana onde reside 33% da população”, concluiu. (Repórter MT)