Bombeiros tentam combater queimada próxima à Serra de São Vicente em MT

Fonte:

Equipes do Corpo de Bombeiros tentam combater focos de queimada próximos à Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. O fogo começou na tarde desta quarta-feira (11). O Corpo de Bombeiros não informou a quantidade de área queimada.

De acordo com os bombeiros, o local de queimada também fica próximo ao Parque Estadual Águas Quentes, considerado um dos principais pontos turísticos da região.

Ainda segundo o Corpo Bombeiros, não há informações sobre o que possa ter causado este incêndio.

Outros incêndios

Nesta quarta-feira (11), 12 equipes do Corpo de Bombeiros também tentam combater queimadas na região da Florada, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Em Poconé, a 104 km da capital, equipes trabalham no combate a queimadas em fazendas da região.

Além disso, os bombeiros trabalham para finalizar o combate a incêndios no Parque Estadual Cabeceiras do Rio Cuiabá, em Nobres, a 151 km da capital.

Situação de emergência

Por causa do grande número de queimadas, o governo de Mato Grosso decretou situação de emergência, nessa segunda-feira (9), pelos próximos 60 dias. O decreto permite que sejam realizadas ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação.

O documento cita o registro de 8.030 focos de calor em agosto de 2019, o que representa um aumento de mais de 230% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: G1 MT