O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã deste sábado (28.12), o resgate de um tamanduá-bandeira que estava em uma vala dentro de um galpão desativado localizado no Distrito Industrial de Cuiabá.
A equipe do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 7h40.
De acordo com as informações do chamado, o animal havia caído em uma vala com cerca de três metros de profundidade, impossibilitando sua saída.
No local, os bombeiros encontraram o tamanduá-bandeira visivelmente assustado e cansado, mas não apresentava sinais aparentes de ferimentos. Não há informações sobre como o animal chegou ao local.
Para realizar o resgate seguro do tamanduá-bandeira, os militares empregaram técnicas que permitiram ao animal sair da vala de forma controlada. Após ser retirado, o tamanduá-bandeira foi capturado e acomodado em um local adequado para seu transporte.
A operação durou aproximadamente 20 minutos e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), responsável pelo transporte e reintegração do tamanduá-bandeira ao seu habitat.
O tamanduá-bandeira é um mamífero de grande porte, podendo medir até 2,5 metros de comprimento, incluindo sua longa cauda, que pode ter até 1 metro. Seu peso pode chegar a 40 kg e a espécie é classificada como ameaçada de extinção.