Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) demonstraram neste sábado (27) que a falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) se agravou ao ponto de os hospitais municipais de Cuiabá e Várzea Grande, as duas maiores cidades de Mato Grosso, estarem operando com 100% da sua capacidade.
Não há mais vagas em UTIs no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, no Hospital São Benedito de Cuiabá, no Hospital Universitário Júlio Muller e nem no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande. Todos estão com as UTIs lotadas, ou seja, não há possibilidade de novas internações.
No Pronto Socorro de Cuiabá, existem 40 leitos de UTI adulto, no Hospital São Benedito de Cuiabá são outros 40, no Hospital Universitário Júlio Muller são 10 leitos de UTI e nem no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande apenas dois leitos. Todos ocupados.
Em Cuiabá, o único hospital público que ainda tem 10% dos leitos de UTI disponível, é o Hospital Estadual Santa Casa, que dos 40, tem 36 ocupados. E em Várzea Grande, há o Hospital Estadual Metropolitano, que tem a mesma quantidade de leitos disponíveis. Ou seja, em Cuiabá e Várzea Grande existem apenas oito leitos para tratamento intensivo.
A situação de colapso atinge todas as cidades do interior que possuem leitos de UTI de unidades de saúde estaduais. No Hospital Regional de Sinop, há apenas duas vagas das 10 pactuadas. No Hospital Regional de Rondonópolis as 10 unidades estão ocupadas.
No Hospital São Luiz, em Cáceres, os cinco leitos de UTI também estão lotados, bem como no Hospital Regional de Sinop, que possui apenas dois leitos que estão ocupados.
No interior, os hospitais municipais também operam com sobrecarga. A Santa Casa de Rondonópolis e o Hospital Municipal de Juína estão com 100% de ocupação. O único que ainda conta com três vagas, das oito pactuadas, é o Hospital Municipal de Barra do Garças.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (27.06), 14.128 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 533 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Neste sábado (27), o Governo Federal confirmou 1.313.667 casos da Covid-19 no Brasil e 57.070 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 55.961 mortes e 1.274.974 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Fonte: PNB Online