Black Friday chega com super descontos e com a missão de impulsionar o varejo

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O dia mais esperado do ano para comerciantes e consumidores chegou, a Black Friday, que é a maior data comercial do mundo com descontos de até 80%. No Brasil, o evento chega com a missão de movimentar o varejo, impulsionando vendas. Em Mato Grosso, a estimativa é que a temporada de descontos seja aproveitada pela maioria da população e que a data contribua para a confirmação das projeções de que 2021 terá o maior volume de vendas dos últimos cinco anos.

Além dos descontos, que são o maior atrativo do evento comercial, o mundo vivencia um período de pandemia que afetou os hábitos de consumo e as relações comerciais, favorecendo as compras pela internet. A expectativa é de que essa Black Friday, que completa 11 anos no País, seja a melhor de todas.

Shoppings, comércio de rua e serviços apostam alto na data, anunciam promoções, teto de descontos de até 80% e bom atendimento, tudo para garantir um saldo positivo com a data.

Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) aponta que o ticket médio da edição 2021 da Black Friday deve ser de R$ 1.619,52, no Estado, aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. “A ordem é pesquisar sempre e também calcular se a compra e ou as parcelas cabem no orçamento”, sugere o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Em outra pesquisa, elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio/MT (IPF/MT) sobre a intenção de compras dos consumidores no Estado, aponta que a maioria dos entrevistados, 76%, pretende comprar na ‘Black Friday 2021’. Entre os produtos que terão maior procura estão os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos (52%), roupas (21%) e calçados (20%).

O Pantanal Shopping, por exemplo, promete descontos de até 90%, entre os dias 26 e 28 de novembro, através do aplicativo do empreendimento. A expectativa para o mês de novembro do Pantanal Shopping é gerar um aumento de 10% nas vendas comparado com 2020 e um resultado em linha com 2019, período pré-pandemia. Os segmentos que se espera o aumento de vendas são eletroeletrônico, vestuário, joias e perfumaria.

De acordo com as pesquisas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 90% da população costumam pesquisar dicas de onde e como comprar 30 dias antes da ação. Já 37% dos consumidores pretendem antecipar as compras de Natal

DIA DOS SUPER DESCONTOS – A Black Friday é o maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e é realizado todos os anos na sexta-feira após o feriado do dia nacional de Ação de Graças (Thanksgiving), chegou ao Brasil em 2010 e com poucos anos passou a ser a data de descontos mais esperada do calendário comercial. Começou apenas na internet e pouco a pouco se espalhou por grandes e pequenos estabelecimentos, até chegar às lojas de bairro e ao mercadinho da esquina.

Sites consagrados no e-commerce como Americanas, Submarino, Dafiti, Mercado Livre, Gazin, Magazine Luisa e Ponto Frio, por exemplo, estão há semanas anunciando ofertas especiais para a data. Para evitar problemas e fraudes, especialistas orientam para a utilização de sites que comparam preços, como o BuscaPé e o site oficial do evento, o www.blackfriday.com.br.

ALERTA – Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 59,4 milhões de pessoas estavam com o nome sujo no final do mês de julho. Com a chegada do final do ano os gastos tendem a aumentar muitos consumidores correm o risco de começar 2022 na lista de restrições ao crédito, ou mesmo, se manter nela.

Fonte: Diário de Cuiabá