Black Friday 2023 vai injetar R$ 500 milhões em MT, mas pode prejudicar vendas de fim de ano

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Com a chegada do fim de ano, o comércio varejista fica aquecido. São duas grandes datas em que a economia recebe uma injeção de ânimo e a expectativa de vendas aumenta: a Black Friday, em novembro, e o Natal. No entanto, a proximidade dessas datas pode impactar no consumo da população. Para Fábio Granja, superintendente da CDL Cuiabá, a melhor época para a Black Friday, no Brasil, seria após o Carnaval ou no mês de setembro, e não em novembro, a apenas um mês para o Natal.

Pesquisa de Intenção de Consumo para a Black Friday, que este ano ocorre na próxima sexta-feira, 24 de novembro, mostra que em Mato Grosso a previsão é que 3 a cada 5 consumidores gastem, em média, mais de 1 mil reais em compras, o que pode resultar em uma movimentação de quase R$ 500 milhões em todo o Estado.

Ao todo, foram entrevistados 347 consumidores do estado de Mato Grosso, entre os dias 05 e 07 de novembro. A pesquisa foi realizada via telefone e possui 95% de confiança e 5% de margem de erro.

No entanto, muitos consumidores aproveitam a chance de descontos e promoções para já comprar os presentes de fim de ano e gastam, em média, R$ 720. É justamente isso que pode prejudicar as vendas de Natal, segundo Fábio Granja explicou ao RepórterMT.

“Para o mercado, a economia, olhando o cenário, o melhor período para a Black Friday no Brasil deveria ser ou pós carnaval ou em setembro. Em um estudo que nos fizemos, são períodos em que o comércio tem comércio tem quedas bruscas no seu faturamento, então precisaríamos de campanhas de fato de liquidação nesse período. E quando a gente joga a Black Friday próximo do Natal, acabamos prejudicando o melhor período de vendas, que são as vendas de fim de ano em geral”, pontuou.

A data segue um padrão criado nos Estados Unidos, onde a campanha foi criada e popularizada. No entanto, Granja destaca a diferença entre as culturas dos países. Nossa realidade é diferente, elas se confrontam, porque temos a Black Friday, muitas campanhas de recuperação de crédito, e o Natal, e elas movimentam principalmente por causa do 13º, que é um bom recurso que entra na economia. E olhando um cenário como um todo, não é o período mais adequado”, esclarece.

Isso deve-se, principalmente, ao fato de que muitos consumidores optam por realizar compras online na Black Friday, ao invés de procurar as lojas físicas. Inclusive, conforme a pesquisa, 54% dos consumidores costumam pesquisar antes de comprar e 34% disseram que a pesquisa online é o fator que mais influencia sua decisão de compra na Black Friday, principalmente porque propagandas usam o “Esquenta Black Friday” para anunciar prévia dos descontos.

Ainda no ambiente online, fatores relevantes para os mato-grossenses são: entrega rápida (36%), atendimento de qualidade (34%), facilidade de navegação no site (22%) e política de devolução flexível (9%).

Já entre os produtos que deverão ser mais procurados nesta edição da Black Friday estão: eletrônicos (49%), moda e vestuário (31%), móveis e decoração (25%), beleza e cuidados pessoais (22%), livros e mídia (17%), jogos e brinquedos (15%).

Fonte: Repórter MT