Banda cuiabana mistura rock com ritmos regionais e valoriza raízes culturais de MT

Fonte:

Lambadão, rasqueado, cururu e siriri e, claro, sem faltar o rock. Esses são alguns ritmos que caracterizam a banda cuiabana ‘Cão do Mato’, que vem se destacando cada vez mais no cenário musical, valorizando as raízes da cultura mato-grossense.

Formada por três músicos cuiabanos, a banda tem o jornalista Luiz Vieira como vocalista, o servidor público Dimitrius Lemes no contrabaixo e o administrador Willian Vieira na bateria.

Donos de uma mistura que une as características do rock nacional e internacional com os ritmos de Mato Grosso, o trio sonha em levar para todo o país suas canções autorais.

Cão do Mato é o produto de ideias guardadas como ambições para um projeto inovador, mas ao mesmo tempo tradicional, com identidade sonora e visual própria. A banda tem três pontos-chave de proposta, que se baseiam em composições autorias, complementando interpretação de covers e a junção de segmentos regionais.

“A junção muito legal dos ritmos tira um pouco o paradigma das cabeças das pessoas de que cada um tem que estar em um espaço diferente, de que existe uma distância grande entre os estilos e públicos. Particularmente, eu acho que todo mundo pode consumir um pouco de tudo, aproveitando e se identificando com algo dentro de um estilo. Tentamos trazer essa visão diferenciada e posso até arriscar em dizer ‘menos preconceituosa’ para as pessoas do rock. O resultado foi muito legal e teve uma aceitação muito grande por pessoas de diferentes idades, que gostam de diferentes estilos, até mesmo aquelas que não se identificam muito com o rock”, ressaltou o vocalista Luiz Vieira.

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2021-08-05 at 12.20.25.jpeg

Cão do Mato vem desde 2019 trazendo o projeto musical/cultural e audiovisual que reúne clássicos do rock nacional e internacional, influências da música contemporânea e elementos típicos regionais, em versões próprias. Mas foi neste ano, em meio à pandemia, que a banda deslanchou com o videoclipe ‘Rock do Mato’.

Em parceria com o cantor Pescuma e o especialista em cururu Thomas Flaviano, a banda lançou um medley que mistura rock com vários gêneros regionais, em homenagem ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril deste ano. A mistura de rock com ritmos regionais, como o lambadão e rasqueado, fez com que a banda alcançasse mais de 17 mil visualizações no Youtube em 4 meses de lançamento.

No videoclipe, os integrantes da banda passeiam por cenários históricos e ilustram o vídeo com elementos da cultura regional do Siriri e do Cururu, com as participações especiais dos grupos Flor de Atalaia e Tradição Cuiabana do Coxipó.

Assista o vídeoclipe:

Um outro videoclipe de sucesso foi lançado no mês passado. Composta por Luiz Vieira, a música ‘Mentira’ é a primeira autoral da banda e foi feita para celebrar o Dia Mundial do Rock.

O clipe passeia pelo Centro Histórico de Cuiabá, sem ignorar a pandemia e o uso de máscara. Além de explorar a beleza do cerrado mato-grossense.

Confira o videoclipe:

‘Cão Solidário’

Não basta ser apenas uma banda de rock diferenciada com misturas de ritmos regionais. A Cão do Mato também mostra o seu lado solidário.

Com intuito de ajudar o próximo, principalmente neste período de pandemia, onde muitas famílias carentes precisam de um apoio, a banda criou o projeto Cão Solidário. A iniciativa tem o objetivo de levar música, entretenimento e doações até as comunidades em situação de vulnerabilidade social e entidades filantrópicas de Cuiabá.

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2021-08-05 at 12.28.13.jpeg

“O projeto surgiu de uma sensação ruim de estar de ‘braços cruzados’ em relação à pandemia. Não conseguimos ficar parados, olhando tantas famílias sofrendo neste momento complicado. Assim, organizamos para fazer algo bom por alguém que realmente precisa”, disse Luiz Vieira.

A primeira edição do projeto foi realizada no bairro Jardim União, em Cuiabá. Com uma mobilização rápida nas redes sociais, a banda conseguiu arrecadar alimentos, roupas e brinquedos para as famílias carentes da região.

Segundo o vocalista da banda, o projeto deve permanecer e em breve terá a 2ª edição, levando doações e diversão às famílias de bairros periféricos da Capital. “Rock também é atitude. Nós criticamos em nossas letras o que existe de errado dentro de uma sociedade e devemos também enxergar o lado mais fraco da força. Com isso, buscamos com o projeto ajudar pessoas que precisam”.

Alimentos, brinquedos, roupas, calçados ou quantia em dinheiro – para os lanches – podem ser doados pelo Whatsapp (65) 99919-7252 (Luiz Vieira) ou pelo Instagram @caodomatorock.

Fonte: O Bom da Notícia