Um dia após a eleição de Arthur Lira (PP) para comandar a Câmara dos Deputados, a bancada de Mato Grosso teve rearranjos. O deputado federal José Medeiros (Pode) foi designado coordenador dos assuntos referentes ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o senador Jayme Campos (DEM) vai coordenar os assuntos ligados a Ferronorte e o deputado Doutor Leonardo (SD) é o novo coordenador da bancada no segundo biênio da legislatura (2021/2022).
O principal articulador da campanha de Lira, que levou 302 dos 503 votos de deputados presente, foi Neri Geller (PP) que deixou a coordenação, agora comandada por Leonardo.
Não participaram da reunião na qual foi defina a nova composição os deputados Carlos Bezerra (MDB), Rosa Neide (PT) e Emanuelzinho (PTB). O trio viu ser derrotado seu candidato à presidência do Legislativo, Baleia Rossi (MDB) que levou 145 votos. A bancada federal é composta pelos oito deputados federais e três senadores que representam Mato Grosso no Congresso.
Empolgado, Medeiros afirmou estar ligado nos assuntos do VLT e defende a conclusão das obras iniciadas há 7 anos. Ele já chegou a criticar a decisão do governador Mauro Mendes (DEM) sobre a troca do VLT pelo BRT.
“Existe interesse da bancada em acompanhar todos os assuntos ligados ao VLT, principalmente a mudança deste modal pelo BRT. A mudança, pleiteada pelo governo de Mato Grosso, precisa do aval de órgãos federais uma vez que os recursos para a implantação do VLT também são oriundos do FGTS”, disse.
O deputado ressalta que é preciso ampliar a discussão sobre a mudança do modal, dar mais transparência em função de que Mato Grosso já investiu mais de um R$ 1 bilhão para implantar o VLT. (RD News/Com assessoria)