Balanço da prefeitura sugere que Cuiabá pode ter mais de 9,4 mil infectados

Fonte:

A prefeitura de Cuiabá emitiu, nesta terça-feira (16), um informe epidemiológico com dados específicos sobre o curso da Covid-19, o coronavírus. Informações do balanço apontam que, em média, a cada paciente diagnosticado com a doença na Capital há cerca de outras 5,7 pessoas também infectadas que não sabem que contraíram o vírus. Assim, se oficialmente 1.657 pacientes testaram positivo, extraoficialmente mais de 9,4 mil outras pessoas podem ter sido acometidas pela doença.

De acordo com o balanço, este número foi sinalizado por pesquisas recentes realizadas em âmbito nacional. Sem dizer quais foram as fontes consultadas para o cálculo do índice, o boletim apresenta que a taxa no Brasil é ainda maior do que em Cuiabá, alcançando o número de seis pessoas infectadas para cada caso oficializado.

Esta subnotificação no número real de ocorrências seria um desdobramento de características naturais da doença, que só se manifesta de forma sintomática em cerca de 20% dos infectados. Dessa forma, a outra margem, composta por 80% da população, estaria no escuro quanto à infecção pelo vírus. A falta de testagem em massa da população também pode contribuir para a não contabilização de todos os casos.

Dados levantados até o dia 13 mostram que Cuiabá teve um aumento de 53,2% no número total de ocorrências quando comparada à semana anterior, tendo registrado 576 novos casos no intervalo de apenas sete dias. Quando considerado todo o estado, a Capital representa 29,2% do total de pessoas infectadas.

Entre os casos confirmados de Covid-19 residentes em Cuiabá (1.657) 52,5% foram do sexo feminino, 53,0% era de cor/raça negra (preta/parda) e 56,6% tinham nível superior. Profissionais da área da saúde representaram 27,8% dos casos confirmados.

A idade média foi 43,6 anos, sendo que metade dos casos de Covid-19 tinha entre 30 e 49 anos tendo o grupo de 30 a 59 anos concentrado 67% dos casos. Houve aumento proporcional de casos em idosos representando, nesta semana, 15,5% (238) dos casos; crianças e adolescentes (0 a 19 anos) representaram 3,3% do total as ocorrências. A taxa de incidência por faixa etária revela que o índice mais elevado foi de 40 a 49 anos (432,2/100.000 habitantes), seguido por 50 a 59 anos (403,3) e idosos (402,4).

Fabio Motta / Agência O Globo

Enterro coronavírus

Imagem ilustrativa

Líder em números absolutos da doença em Mato Grosso, Cuiabá já registrou 60 óbitos por conta da doença de residentes da Capital e outros 41 de pessoas que moram em outros municípios e estavam em unidades médicas da cidade, segundo o último boletim epidemiológico diário divulgado na noite de segunda-feira (15).

“Na rede hospitalar há 170 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 108 na UTI e 62 em enfermaria. Também estão internados 220 pacientes com suspeita da doença, sendo 77 na UTI e 143 em enfermaria”, aponta a secretaria Municipal de Saúde.

Coronavírus em Mato Grosso

A secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, até a tarde de segunda-feira, 6.390 casos confirmados de Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso, sendo registrados 223 óbitos em decorrência da doença no Estado. As 10 mortes mais recentes envolveram residentes de Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande, Sinop, Canarana, Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Hipernotícias