Avião que saiu de Cuiabá tem problema durante pouso e fecha Congonhas

Fonte:

Um turboélice da Abelha Táxi Aéreo, que decolou de Cuiabá, apresentou problemas no trem de pouso e bloqueou por duas horas a pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Por conta da obstrução na operação de pousos e decolagens, vários voos em diversos aeroportos do país sofreram atrasos ou até mesmo cancelamentos.

O avião é um Piper Aircraft PA-42 Cheyenne, um bimotor turboélice, de matrícula PR-BZZ, fabricado em 1983 e de propriedade da Abelha Taxi Aéreo. A aeronave transportava um paciente de Cuiabá para a capital paulista. Na aterrisagem, às 19h50 (horário de Brasília), houve um colapso no trem de pouso, o que fez o avião ‘embicar’.

O incidente fez com que a pista principal do Aeroporto de Congonhas fosse bloqueada por duas horas, suspendendo as operações no aeródromo. Com o problema, vários aeroportos no país tiveram voos atrasados ou cancelados, já que aviões que partiriam da capital paulista não puderam decolar por conta do bloqueio. Até mesmo o jato particular do tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, sofreu com o problema, tendo que orbitar o aeroporto durante alguns minutos, até conseguir pousar na pista auxiliar.

Um avião da Azul teve que arremeter e alternar para outro aeroporto. A companhia aérea informou ainda que devido ao fechamento, os voos AD6007 (Brasília-Congonhas), AD6509 (Curitiba-Congonhas), AD6009 (BrasíliaCongonhas) e AD6509 (Santos Dumont-Congonhas) alternaram para Viracopos (Campinas), e o voo AD4277 (Recife-Congonhas) alternou para
Guarulhos. Pelo mesmo motivo, os voos AD6062 (Congonhas-Recife) e AD6034 (Congonhas- Porto Alegre) foram cancelados.

As operações na pista e no Aeroporto de Congonhas foram retomadas às 21h58 (horário de Brasília).

Fonte: Folhamax