Avião que explodiu em MT é do mesmo modelo de acidente que vitimou Marília Mendonça

Fonte:

O avião que caiu nessa quarta-feira (4) e deixou duas pessoas mortas e duas feridas, em Cuiabá, é do mesmo modelo da aeronave que caiu e matou a cantora Marília Mendonça, na cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais, em novembro de 2021. A aeronave é do modelo King Air C90 e é considerada uma das aeronaves mais seguras para viagens.

O avião bimotor que tentou decolar no aeroporto de uma empresa agrícola perdeu o controle e avançou em direção às obras de um terminal de passageiros no local, ao lado do hangar. Poucos segundos depois, ocorreu uma explosão.

O piloto Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, e Juan Jose Jaramillo, de 62 anos, funcionário que trabalhava nas obras do terminal de passageiros, morreram na hora. Os dois passageiros que sobreviveram foram encaminhados para um hospital particular na capital e passam bem.

A queda do avião em que estava a cantora deixou cinco mortos. A Polícia Civil informou, nessa quarta, que a responsabilidade da queda do avião foi atribuída aos pilotos da aeronave, que fizeram um sobrevoo baixo.

O acidente que causou a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), na região de Paraty (RJ), em 2017 envolveu o mesmo modelo de aeronave. O ministro era relator da Lava Jato. As investigações sobre o que causou a queda não foram concluídas.

O que a investigação aponta?

Avião explode em empresa de Cuiabá — Foto: Divulgação

Avião explode em empresa de Cuiabá — Foto: Divulgação

O delegado da Polícia Civil Marcos Lira disse ao g1 que investiga a hipótese de falha motora, negligência ou questão de saúde que possa ter afetado o piloto. Contudo, ele ressaltou que esse detalhe sobre a queda do avião somente o Seripa irá confirmar.

A delegacia abriu inquérito envolvendo as mortes no acidente. Para isso, o delegado disse que pretende ouvir o relato dos sobreviventes para entender a dinâmica do ocorrido.

“Não ouvimos eles ainda porque estão em recuperação médica, mas vamos ouvi-los no curso da investigação”, afirmou.

Avião com cantora Marília Mendonça que caiu em Minas Gerais — Foto: Reprodução

Avião com cantora Marília Mendonça que caiu em Minas Gerais — Foto: Reprodução

Sobre o modelo

O King Air C90 vem sendo fabricado desde a década de 1960. No Brasil, existem cerca de 320 modelos ativos para voos. O avião tem capacidade de 6 passageiros.

Segundo empresas de aviação, o King Air C90 tem motores potentes, com estrutura confiável e capacidade para pousar em vários tipos de pista, como cascalho, terra, grama e asfalto.

Conforme dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), houve 16 acidentes nos últimos dez anos com o modelo. Sendo que a maioria está relacionada à falha humana ou um fator humano como desencadeador da falha.

A faixa de preço do modelo está avaliado em cerca de US$ 7 milhões, que representa em R$ 38 milhões, a depender das condições da aeronave, do ano do avião e outras variações.

Fonte: G1 MT