Um avião militar dos Estados Unidos realizou uma manobra de arremetida antes de pousar no Aeroporto Internacional Ueze Elias Zahran, em Campo Grande (MS), na tarde do último domingo (10/8). O momento foi registrado pela câmera ao vivo do Tráfego Aéreo.
Nas redes sociais, internautas questionaram o que uma aeronave militar norte-americana estaria fazendo em território brasileiro. O episódio não é motivo para alarde, e o Metrópoles te explica o porquê.
O Boeing C-17 Globemaster III, pertencente à Força Aérea dos EUA (USAF), seguia para a Base Aérea de Campo Grande para integrar o Exercício Conjunto Tápio.
Assista:
O treinamento, que começou em 31 de julho e vai até 16 de agosto, faz parte do calendário oficial do Ministério da Defesa. A operação reúne Exército, Marinha e Aeronáutica, e promove intercâmbio com forças armadas de outros países.
Manobra comum na aviação
As imagens mostram o momento em que a aeronave interrompe o pouso segundos antes de tocar a pista. Após a arremetida, os pilotos receberam autorização para uma nova aproximação visual e pousaram sem dificuldades na segunda tentativa.
A manobra é comum na aviação e pode ocorrer por diferentes razões, como ajustes de alinhamento, ventos desfavoráveis ou necessidade de garantir maior segurança. Durante o Exercício Conjunto Tápio, aeronaves de diferentes países e modelos realizam operações semelhantes como parte do treinamento. (Metrópoles)