Avião com grupo de turistas cai no Amazonas e mata 14 pessoas

Fonte:

Os passageiros a bordo do avião que caiu no município de Barcelos, no interior do Amazonas, estavam indo à cidade para a prática de pesca esportiva, segundo informou o governo do estado. A aeronave caiu neste sábado, 16, enquanto tentava pousar no aeroporto local. No momento do acidente, uma forte chuva atingia o município.

De acordo com as autoridades, dos 14 ocupantes, 12 seriam turistas brasileiros de outros estados, além de dois tripulantes. Todos morreram.

Os corpos serão levados para Manaus, capital amazonense, no domingo, 17, já que não são permitidos pousos e decolagens à noite na região. Até lá, eles ficarão acondicionados em Barcelos enquanto aguardam a chegada de equipes de peritos do Instituto de Identificação do Amazonas, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, acompanhados de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira.

“Amanhã, por volta das 5h, saí de Manaus uma aeronave disponibilizada pela Aeronáutica, com integrantes do DPTC, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A expectativa é que amanhã mesmo possamos trazer os corpos para Manaus e, imediatamente, fazer todo o trabalho no IML e a liberação dos corpos”, explicou o secretário Vinícius Almeida, que ressaltou que a identificação oficial das vítimas só será possível após o trabalho de perícia.

Ainda não é possível determinar as causas do acidente e as investigações ficarão a cargo do CENIPA e Polícia Civil do Amazonas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ao Terra que investigadores do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Manaus, foram acionados para realizar a Ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, diz trecho da nota.

O órgão afirmou que a conclusão das investigações “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Em nota, a Manaus Aerotáxi, empresa responsável pelo voo, também se manifestou e disse lamentar profundamente a ocorrência do acidente.

“Estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente”, afirma.

Fonte: Terra