O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou em entrevista ao programa Tribuna da rádio Vila Real, nesta sexta-feira (17), que o pagamento do auxílio emergencial às famílias atingidas pelas chuvas deverá começar na próxima segunda-feira (20). Ainda nesta sexta, o chefe do Executivo municipal recebe para sanção o projeto, já aprovado pela Câmara de Vereadores. Cerca de 150 famílias, cujas casas foram invadidas pelas chuvas do dia 12 de janeiro, serão contempladas com o benefício. Contudo, o número pode ainda ser maior devido às previsões de mais chuvas para à capital. A lei tem vigor até o mês de março.
“As pessoas que estão nessa situação elas já recebem Bolsa Família ou algum outro tipo de assistência. Então, elas têm conta que recebem dinheiro de ajuda governamentais. O mesmo risco de ter aplicação irregular do Bolsa Família ou outro benefício, também existe com o auxílio ofertado pelo município. A gente prefere acreditar com boa-fé nas pessoas que mais precisam e não julgar todo mundo ou aqueles que fazem uso inadequado”, afirmou.
Abilio completou falando que a oferta do benefício à população atingida irá impactar nas contas da prefeitura, que segundo ele está “quebrada”, mas garantiu que a gestão irá ajustar as contas.
“A lei prevê uma aplicação até março. Pode ser que tenha outras pancadas de chuva até março. Se isso acontecer a gente tem uma ‘reservinha’ que dá para poder aplicar esses recursos. Se não acontecer, o recurso permanece nos cofres do município e a lei perde vigor porque a gente não pretende aplicar ela com constância e depois, se necessário, mandamos uma nova lei para à Câmara (sic)”, explicou. (HNT)