Atrasado, candidato do Enem ganha ‘empurrãozinho’ para entrar em local de prova em Cuiabá

Fonte:

Um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou um “empurrãozinho” para conseguir entrar no local de prova neste domingo (03), na Capital. Atrasado e sob gritos de incentivo de quem estava “na torcida” na porta da Universidade de Cuiabá, um dos principais locais de aplicação da prova, ele precisou se jogar no chão para passar pela pequena fresta do portão nos últimos três segundos.

Mas ele não foi o único. Muitos precisaram correr para passar pelo portão, que fechou exatamente às 12h (horário local), como previsto no edital. Alguns estudantes continuaram chegando, mas já eram avisados ao sair do carro que a tentativa foi em vão. Ao todo, mais de 67 mil mato-grossenses se inscreveram para participar do Enem 2024 no estado. Destes, mais de 18 mil devem fazer a prova em Cuiabá.

O primeiro dia de prova do Enem foi marcado pelo calor. Na Unic, muitos candidatos começaram a chegar antes mesmo da abertura dos portões, que foi às 11h.

A estudante Natália Maria contou que é a primeira vez que presta o Enem e que, por isso, está bem apreensiva com a prova. Seu sonho é cursar biomedicina.

“Estou muito nervosa, minha cabeça está a mil. Estudei bastante ao longo do ano, agora é focar e ir bem, resolver tudo conforme estudei”, declarou.

Kethlyn Moraes/Rdnews

Estudantes na Unic Enem 2024

A estudante Natália Maria, que participa do Enem pela primeira vez neste ano

Maria Clara de Souza, de 17 anos, também estava ansiosa. Ela quer o curso de Publicidade e Propaganda e também faz a prova pela primeira vez.

“Minha maior preocupação é a redação, que é o que não sabemos muito o que esperar. Eu acredito que possa cair um tema voltado para a infância e juventude, mas pode vir qualquer coisa”, afirmou.

Kethlyn Moraes/Rdnews

Estudantes na Unic Enem 2024

Maria Clara de Souza, de 17 anos, faz o Enem pela primeira vez

No local, um grupo de jovens evangélicos universitários se reuniu com cartazes com recados de incentivo e oferecendo orações pelos alunos. Entre os cartazes tinham a pergunta “Posso orar por você?” e “Sua nota não te define”.

Professores de escolas particulares, grupos de cursinhos e outros voluntários também distribuíam chocolate, doces e mensagens positivas neste momento de nervosismo para os jovens.

Kethlyn Moraes/Rdnews

Estudantes na Unic Enem 2024

Grupo Chi Alpha de evangélicos universitários leva mensagens de incentivo e oferece orações a estudantes em dia de Enem

“A ideia é trazer paz, orar para que acabe com a ansiedade das pessoas. É uma carga emocional muito grande e os alunos são muito pressionados por todos. Neste momento, eles estão recebendo orações para que fiquem tranquilo, em paz”, disse Jossy Soares, organizador do grupo Chi Alpha. O grupo tem cerca de 200 pessoas e vários voluntários se distribuíram por outros locais de provas. Fonte: RD News

Veja vídeo: