“Como Superar Obstáculos com Humor”, é o tema do projeto e da palestra abordada pelo ator, diretor e produtor cultural, André D´Lucca, em 10 escolas da rede estadual de ensino de Cuiabá, localizadas em bairros da periferia, em vulnerabilidade social e econômica. A ideia é levar a vivência do ator, um homem negro, pobre e periférico, como um espelho para que os estudantes continuem a seguir seus sonhos, sempre priorizando os estudos, aprendendo a superar os obstáculos que possam aparecer em suas vidas, com humor.
O projeto visa atender um público de duas mil pessoas, entre estudantes e professores, de todas as idades, durante dois meses, a fim de promover e valorizar a Educação recebida em sala de aula, aproximando ambos, na compreensão que só podem mudar o seu futuro por meio da Educação.
“Esta é uma palestra que eu já fazia em algumas escolas, para eu dividir com os alunos um pouco da minha trajetória, ensinando de que forma eu fui superando os obstáculos que surgiram na minha vida, para inspirá-los a não desistirem de realizar os sonhos que eles almejam, por conta desses obstáculos, que geralmente são pessoas”, explica André D’Lucca.
Portanto, o objetivo da palestra “Como Superar Obstáculos com Humor”, que dura em torno de 50 minutos, mais o tempo de interação com perguntas e bate-papo, é dar ferramentas e mostrar que alguém já enfrentou situações parecidas com as que eles vivenciam.
O projeto refere-se a escolas de periferia, pois o contexto social, econômico e político interfere no trabalho do professor e no processo de aprendizagem dos alunos. Nos professores, gera sentimento de frustração, insatisfação e angústia, porque não conseguem desenvolver o que planejam, e enfrentam situações imprevistas que desestabilizam o trabalho na sala de aula, por exemplo.
Já, nos alunos, gera dificuldades para a sua vida escolar, pois desde cedo precisam trabalhar para ajudar no sustento da família, o que reflete em desânimo, cansaço, apatia, dificuldades de atenção e concentração. A síntese dos diferentes modos de viver, nesse contexto, se mostra na diferença entre culturas e valores, nos conflitos entre perspectivas de vida distintas.
Serão abordadas temáticas cotidianas desses jovens evidenciando formas de lidar com as dificuldades pautando a importância dos estudos e como o humor ajuda em determinadas ocasiões, como no caso o humor e o teatro ajudaram o palestrante.
As palestras serão abertas ao público de forma gratuita e o objetivo é beneficiar, principalmente, os jovens, na faixa etária entre 18 e 38 anos, professores da rede pública, moradores das periferias, pessoas LGBTQIAP+ quilombolas e descendente, classes C, D e E; e pessoas que se autodeclaram negras, pardas, brancas, indígenas.
PROGRAMAÇÃO
O projeto já passou por quatro escolas de Várzea Grande (VG), nas Estaduais José Leite de Moraes e Deputado Emanuel Pinheiro, no bairro Cristo Rei, Gonçalo Botelho de Campos, no Jardim Costa Verde, e na Escola Professor Fernando Leite de Campos, em Nova Várzea Grande. Ainda tem mais seis a serem atendidos, entre Cuiabá e a vizinha VG.
O próximo atendimento será em Cuiabá, no dia 17 de agosto, na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada no CPA2, das 7h40 às 8h40, e na Leovegildo de Melo, no CPA3, das 10h às 11h.
No dia 18 de agosto André D’Lucca volta para Várzea Grande, na Escola Estadual Professora Adalgisa, no bairro Água Vermelha, das 8h às 9h, segue para a Escola Estadual Deputado Salim Nadaf, na Cohab Cristo Rei, 10h às 11h, e finaliza o dia na Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, no Cristo Rei, das 13h30 às 14h30.
O projeto encerra no dia 22 de agosto, em Escolas Estadual de Várzea Grande, na Professor Honório Rodrigues de Amorim, na Cohab Dom Orlando Chaves, das 7h às 8h.
“Como Superar Obstáculos com Humor” é um projeto é patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Lúdio Cabral, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
ANDRÉ D’LUCCA
O ator André D’Lucca é ator, diretor, produtor e é conhecido por dar vida à personagem Almerinda George Lowsbi, que em 2023 completa 23 anos de reconhecimento, e D’Lucca 33 anos de carreira de sucesso.
D’Lucca teve a oportunidade de trabalhar com a supervisão das atrizes Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães, que foi quando tudo começou, em 2000, criando a história da emergente Almerinda George Lowsbi, uma figura com perfil psicológico atípico que faz revelações bombásticas em suas sessões de análise, em “Os Segredos de Almerinda”. Foi tanto sucesso que na época foi vista por mais de 200 mil expectadores, enquanto morava no Rio de Janeiro.
Mas Almerinda não parou por aí. Nesses anos, além de apresentar a peça Os Segredos de Almerinda pelo Brasil, o ator criou vários espetáculos, trazendo vários temas com a rica, e agora milionária Almê.
André D’Lucca também se aventurou fora do país, pela Europa, por onde teve oportunidade de estudar e atuar sua arte. E em 2011, criou o programa de Webtv na “Cama com Almerinda”, que pode ser conferido na rede social, pelo Youtube, onde ela se apresentava moderna e caliente, rica e poderosa, querendo se casar, entrevistando personalidades públicas e políticas. E claro, sem perder a característica sagaz e crítica de sua língua afiada, de ótimo senso crítico político.
De volta a Cuiabá, entre 2016 e 2020, até começar a pandemia da Covid-19, André D’Lucca manteve o Espaço InCasa, onde tinha uma escola de teatro com crianças, adolescentes e adultos, e criou diversos espetáculos. Um deles foi parar na TV Centro América como programa de TV: “A Escolinha da Almê”, que engajou uma temporada, passando em um quadro do É Bem Mato Grosso.
Do InCasa formaram vários atores que hoje se destacam em Mato Grosso e até mesmo fora do Estado, no Rio de Janeiro e São Paulo, com peças de teatro e séries, tal como Ariana Carla, que ganhou o Prêmio MT Artes com o trabalho escrito e atuado por ela: “O que restou do barro silenciou a mulher na quarentena”. Também Ryancarlos de Oliveira que foi parar no canal Gloob, como protagonista do programa “Bugados”, e Isadora Pardal, que agora está participando da série “Entrelaçados”, produzida no Rio de Janeiro.
D’Lucca também teve uma breve passagem com a personagem Almerinda como apresentadora nas plataformas digitais do PlayAgora, no Instagram, Youtube e Facebook, com o programa na “Txintxa com Almê”.
O foco do programa era entrevistar pessoas públicas, politizadas ou políticos, entre o bom humor e a boa e séria conversa, instigando seus entrevistados com assuntos polêmicos, desde o cenário político até a vida pessoal.
Atualmente, André D’Lucca está morando em São Paulo trabalhando com teatro no Grupo Vertigem, um dos maiores do Brasil.